Volumes 8 e 9 da Coleção História Social são lançados na UFC

 

 O Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC lança quarta-feira (9), às 17h, no Museu de Arte da Instituição (Av. da Universidade, 2854 – Campus do Benfica), os volumes 8 e 9 da Coleção História Social, do Instituto Frei Tito de Alencar e do Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc).

Em "Cultura e Memória – os usos do passado na escrita da história", organizado pelos professores Francisco Régis Lopes Ramos e Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho, importa delimitar as incongruências (ou, no mínimo, a não equivalência) entre duas formas de lidar com o passado: a história e a memória.

Este volume 8 da Coleção amplia o atual debate sobre os usos do passado, que envolve, além de um esforço interdisciplinar, a capacidade de articulação entre certas demandas institucionais, procedimentos metodológicos e vias de fundamentação teórica. Segundo o texto de apresentação da obra, "houve o intuito de fazer uma publicação plural, não só partindo de questões diferenciadas, mas com variadas perspectivas de abordagem a respeito da produção de sentidos para o pretérito".

Já o volume 9, "Imaginário e Cultura", organizado por Aline da Silva Medeiros, Kênia Sousa Rios e Meize Regina Lucena Lucas, discute esses dois conceitos não como abstratos, "mas como resultado da ação concreta que possibilita o estudo da história dos homens", como aponta a apresentação do livro.

Na primeira parte, a cultura é colocada em discussões sobre a saúde e a doença, o parto e as parteiras, educação e disciplina, e as vertigens do mundo moderno narradas pelo movimento do trem e dos fios da eletricidade. Na segunda parte, o estudo da cultura escrita descreve-se numa tensão constante com os tempos da oralidade e outros suportes que apresentam a memória entre a letra e voz. Por fim, a terceira parte evoca a cultura como imagem que se projeta em revistas, pinturas, filmes e propagandas, conectando infinitas possibilidades de criação e estudo da cultura visual.

Fonte: Site da UFC