Conselho de Ética não prorroga prazo para a defesa de Demóstenes

O Conselho de Ética do Senado negou nesta terça-feira (8) pedido da defesa do senador Demóstenes Torres (ex-DEM) para ganhar um prazo de mais 10 dias úteis para o parlamentar se defender no colegiado.

O presidente do conselho, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), negou o pedido alegando que o relatório preliminar que pede abertura de processo disciplinar contra Demóstenes tem indícios de sua ligação com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

"O relatório não é peça acusatória, mas preliminar que diz ter indícios que podem ensejar ao representado a perda do mandato", afirmou.

O relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE), rebateu a defesa ao afirmar que o pedido é uma tentativa "procrastinatória" da defesa para retardar as investigações.

"Não há qualquer cerceamento do direito de defesa. O senador já se manifestou oralmente após a leitura do relatório preliminar e terá a oportunidade de se manifestar em todos os atos do processo. Tudo o mais são delongas desnecessárias", disse o relator. Costa releu trechos do seu relatório preliminar na reunião do Conselho de Ética hoje para reiterar o pedido de abertura de processo contra Demóstenes.

Petição entregue ao conselho nesta segunda (7) pelo advogado de Demóstenes diz que "resta inequívoco" que a defesa do senador "não pôde ser exercida em sua plenitude".

O advogado argumenta que o relatório preliminar de Costa vai além dos temas abordados pelo Psol na representação encaminhada ao conselho contra Demóstenes.

Costa pediu na semana passada a abertura do processo ao afirmar, entre outras coisas, que Demóstenes faltou com a verdade no plenário da Casa quando negou conhecer as atividades ilícitas de Carlinhos Cachoeira. Segundo o relator, Demóstenes usou o mandato para atuar em favor dos interesses do empresário.

Na semana passada, Valadares já havia negado pedido da defesa de Demóstenes para que pudesse se manifestar em cinco dias após a divulgação do relatório de Humberto Costa.

O Conselho de Ética decide ainda nesta terça se abre processo disciplinar contra Demóstenes, no primeiro passo para o parlamentar perder o mandato.

Fonte: Folha.com