Dilma discute enchentes com governador do Amazonas
A presidenta Dilma Rousseff realizou na manhã desta quarta-feira (9) uma videoconferência com o governador do Amazonas, Omar Aziz, para discutir a continuidade das ações de enfrentamento das enchentes no estado.
Publicado 09/05/2012 17:51
Foi decidido no encontro que uma equipe do governo federal, liderada pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra, viajará na manhã desta quinta-feira (10) a Manaus para reunir-se com o governador e participar da criação do Comitê Local de Monitoramento.
Portaria publicada no Diário Oficial de hoje autoriza o repasse de R$ 7 milhões ao governo do Amazonas para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e aquisição de produtos de higiene e limpeza, além de medicamentos e alimentos.
Com estes recursos, o estado contabiliza o total de R$ 17,5 milhões recebidos do governo federal para auxílio às vítimas das chuvas.
Seca
Ainda no DOU, o Ministério da Integração Nacional instituiu o Comitê Integrado de Combate a Estiagem na região do semiárido brasileiro. A cargo do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), ao comitê compete a articulação, coordenação e acompanhamento das ações de enfrentamento da estiagem desencadeadas pelos órgãos do governo federal, estadual e municipal.
O comitê é composto em cada estado por técnicos da Secretaria Nacional Defesa Civil dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; de Minas e Energia; do Desenvolvimento Agrário; do Exército Brasileiro; representantes da Defesa Civil de cada estado e representante da Associação dos Municípios de cada estado.
Os estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte já instituíram seus comitês. Juntos, os três estados somam 145 municípios com situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Fonte: Blog do Planalto