Direita paulistana anuncia apoio a Serra nas eleições em SP

A menos de dois meses das convenções partidárias, previstas para junho, a direita paulista confirma sua união nas eleições à Prefeitura de São Paulo. Nesta quarta-feira (9) a imprensa conservadora paulistana traz o anúncio do previsível apoio do DEM e do PV (partido que compõe a base no governo do tucano Geraldo Alckmin) ao pré-candidato José Serra (PSDB).

Segundo o jornal a Folha de S.Paulo, o DEM já fechou questão e discute uma data para anunciar a aliança com Serra. O acordo teria “deslanchado” nos últimos dois dias, quando a sigla obteve garantias de apoio dos tucanos à candidatura do deputado ACM Neto (DEM-BA) à Prefeitura de Salvador. O DEM teria recebido ainda o direito de opinar sobre o vice da chapa da direita em São Paulo.

Apesar de ainda discutir detalhes, como a coligação proporcional, o DEM deve oficializar a adesão dia 17 de maio. Na segunda (7) dirigentes e líderes do DEM se reuniram com o governador Alckmin e acertaram com ele que a vice de Serra será discutida com os partidos que apoiarem o tucano. Até então, Serra havia dito que não aceitaria vetos ao nome que escolhesse.

O grande temor dos Democratas na capital era de que o prefeito Gilberto Kassab — que rompeu com o DEM e fundou no ano passado o PSD — impusesse um vice que não agradasse a sigla.

Já o PV — que usou como balão de ensaio a possível candidatura do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Jorge — anunciará oficialmente nesta quinta-feira (10), em ato na Câmara Municipal de São Paulo o apoio a Serra. O PV agregará 35 segundos a cada programa da propaganda eleitoral de TV e rádio do PSDB em São Paulo. O PV ainda tenta emplacar Eduardo Jorge como vice na chapa direitista.

Com a explicitação do apoio do DEM e do PV a Serra, fica definido, como era previsível, o campo das forças de direita e centro-direita na eleição municipal paulistana.

Por seu curso, no campo do centro, duas forças concorrem entre si para formar um polo competitivo: Gabriel Chalita (PMDB) e Celso Russomano (PSB).

Na esquerda, o PCdoB e o PT avançam suas articulações por apoios às suas pré-candidaturas de Netinho de Paula e Fernando Haddad, respectivamente.

Para o presidente do Comitê Municipal do PCdoB-SP, Wander Geraldo, os recentes anúncios de apoios não são novidade. “O Serra é um candidato que procura aglutinar os setores conservadores. Já era de se esperar que isso acontecesse. O Serra representa o resgate de uma candidatura que já está aí há várias décadas. O PSDB sentiu que com essa divisão que o Kassab construiu aqui eles poderiam perder boa parte desse eleitorado e de forças políticas conservadoras”.

Ele informou que a pré-candidatura de Netinho tem avançado na negociação por articulações e construção de alternativas políticas para as eleições. “Também avançamos bastante na elaboração de uma plataforma de propostas. Estamos aguardando a divulgação de uma pesquisa do Ibope que deve sair nesta quarta”. Na próxima quarta-feira (14) acontece o lançamento do novo site do vereador Netinho de Paula. O evento será realizado às 19 horas, no Bar Favela, na Vila Madalena.

Da redação, com informações das agências