Grécia: Tsipras, líder de esquerda, desiste de formar governo

O líder do partido de esquerda Syriza, Alexis Tsipras, anunciou nesta quarta-feira (9) em Atenas que desistiu de constituir um governo de coalizão, já que não conseguiu formar uma maioria "para um governo de esquerdas" oposto à austeridade.

"Não podemos realizar nosso sonho de um governo de esquerdas. Amanhã vou devolver o mandato que o presidente da República me confiou e vamos continuar participando dos procedimentos previstos pela Constituição", disse Tsipras diante de seu grupo parlamentar.

Após as declarações de Tsipras, Evangelos Venizelos, dirigente do Pasok, disse que vai tentar na quinta (10) a terceira tentativa de formar um governo de coalizão.

"Vou receber um mandato [do Presidente Carolos Papoulias para formar um governo] e prosseguir o esforço nacional, declarou Venizelos após encontro com Tsipras.

"Após a nossa discussão com Tsipras concluímos que não podemos atualmente alcançar uma solução precisa, e assim, com o mandato que receberei amanhã [quinta-feira], vou prosseguir os esforços para formar um governo de esperança, de segurança e de perspetiva", acrescentou Venizelos.

Antes de Tsipras, o chefe dos conservadores, Antonis Samaras, o primeiro a tentar formar um governo após o seu partido ter vencido a eleição sem maioria absoluta, disse na segunda-feira (7) que não tinha garantido as condições para formar um executivo de coligação.

De acordo com a Constituição, cabe agora ao terceiro partido mais votado, o Pasok, a responsabilidade de uma última tentativa para garantir uma aliança governativa.

Caso Venizelos também fracasse, o presidente deverá convocar todos os partidos para uma última tentativa de formar um "governo de unidade nacional", e antes de ser forçado a convocar novas eleições antecipadas, que devem realizar-se no prazo de um mês.

Com agências