Um milhão: 21,7% dos gregos estão desempregados

A taxa de desemprego na Grécia subiu para o novo recorde de 21,7% em fevereiro, em relação ao dado revisado de 21,3% em março, informou a Elstat, a agência de estatísticas do país.

A taxa de fevereiro, que é ajustada sazonalmente, é a mais alta desde que o indicador começou a ser verificado, em 2004. O número total de desempregados no país atingiu 1,07 milhão de trabalhadores.

Quase 60% dos jovens

Os jovens continuam sendo os mais prejudicados pela profunda recessão grega, com 53,8% das pessoas entre 15 e 24 anos sem trabalho em fevereiro, um forte aumento em comparação com a taxa de 40,3% registrada no mesmo mês do ano passado. Entre as mulheres a taxa de desemprego ficou em 25,7%, de 18,8% na mesma comparação.

Indústria em baixa

A produção industrial da Grécia caiu 8,5% em março, ante março do ano passado, depois de recuar 8,3% no ano em fevereiro, segundo dados da Elstat.

A produção de eletricidade diminuiu 8,9%, enquanto a do setor de manufatura declinou 8,8% e a de mineração caiu 7,9%. As medidas de austeridade introduzidas como parte do pacote de ajuda internacional oferecido ao país estão tendo um pesado impacto sobre a economia grega.

Com agências