PCdoB/CE debate  emancipação da mulher

A etapa estadual da 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher será realizada no Auditório do Comitê Municipal de Fortaleza, a partir de 8 horas, no próximo sábado (12).

Logo 2ª Conferência Sobre Emancipação da Mulher - Secretaria da Mulher

De acordo com a programação haverá uma abertura política com a participação da Secretária Nacional da Mulher do Comitê Central do PCdoB, Liége Rocha, parlamentares e representantes de entidades estudantis, sindicais e comunitárias. Também haverá uma apresentação cultural, promovida pelo grupo de jovens mulheres do bairro Goiabeiras, além de uma feirinha de artesanato e discussões em grupos.

O processo que teve início no final de abril e mobilizou em torno de setecentos participantes entre mulheres e homens militantes do PCdoB. As plenárias municipais e por segmento acontecerão até a véspera da etapa estadual e a estimativa da Secretaria Estadual de Mulheres do PCdoB/CE é reunir em torno de 150 delegadas.

A Secretária de Mulheres do PCdoB/CE, Francileuda Soares, avaliou que o processo desencadeou um novo ciclo na vida cotidiana do Partido. A comunista também considerou o estímulo do PCdoB como um importante passo para à luta das mulheres, “esse é um desafio que estamos construindo coletivamente, enfrentamos inúmeros desafios por conta da realidade machista que perpassa o universo social, então esse estímulo partidário contribui no fortalecimento dos embates que enfrentamos pela emancipação da mulher,” reforçou.

Ainda para Francileuda, o documento sugerido pela Comissão Nacional da II Conferência sobre a Emancipação da Mulher foi um elemento fundamental na facilitação do debate, com a união de textos que contribuem para a temática da liberdade feminina, “o documento nos orienta muito bem, fazendo a gente refletir a realidade das mulheres e assim ajuda na elaboração de propostas para que possamos atuar com mais propriedade na discussão dos temas,” frisou.

10ª capital no ranking de violência contra a mulher

Francileuda também destacou que as etapas municipais abordaram questões como equidade de direitos entre homens e mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, inserção do mercado de trabalho, e, principalmente, o enfrentamento à violência contra a mulher. “Infelizmente a gente acompanha nos noticiários que o Ceará é o 21º na lista dos estados com alto índice de assassinato de mulheres e Fortaleza  está aparecendo em 10º lugar,  isso nos exige um empenho maior na luta contra a violência,” lamentou.

A Secretária de Mulheres também reforçou a implementação das políticas públicas, com participação efetiva da população feminina, como instrumento essencial para coibir a violência,” estimular a inserção das mulheres nos espaços de poder, fazendo com que elas participem ativamente dos processos políticos, apostando na autonomia feminina também são formas de reduzir os números lamentáveis e permitir uma vida digna para nossas mulheres,” defendeu.

II Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher

A etapa nacional acontecerá nos dias 18 a 20 de maio, em Brasília e reunirá participantes de todos os estados da Federação. Além da realização dessa Conferência temática, a Secretaria Nacional conta com o trabalho do Fórum Nacional Permanente sobre a Emancipação da Mulher, aprovado na I Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, em 2007 e é norma prevista no Estatuto Partidário.

Segundo a Secretária Nacional da Mulher do PCdoB, Liége Rocha, o Partido tem avançado nessa discussão e é o único partido que faz um evento reunindo mulheres e homens, com objetivo de realizar um debate amplo sobre a autonomia da mulher, compreendendo a luta pela emancipação da mulher, um elemento imprescindível para os rumos da construção de uma sociedade socialista . “Da nossa primeira Conferência para cá, conseguimos garantir a cota de representação de pelo menos 30% das direções estaduais e municipais feitas por mulheres, entretanto, precisamos avançar mais e faremos isso com o conjunto de nossa militância e lideranças na II Conferência do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher,” destacou a dirigente.

SERVIÇO

Etapa Estadual da II Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher

Data: 12 de maio de 2012 (sábado)

Horário: às 8 horas

Local: Sede do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza (Av. Universidade, 1814- Benfica)

Informações: Francileuda Soares 8736-2430

Ivina Carla 8736-2494

De Fortaleza,
Ivina Carla (estagiária do Vermelho/CE)