Inácio saúda a Conferência Estadual sobre a Emancipação da Mulher

Em artigo, o Senador Inácio Arruda ressalta a importância do debate sobre a emancipação da mulher, destacando como imprescindível a luta em defesa da autonomia feminina e o enfrentamento a violência. A etapa estadual da II Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher acontece neste sábado (12), às 8 horas, na Sede do Comitê Municipal do PCdoB, localizado à avenida Universidade, 1814, no bairro Benfica. 

 A causa das mulheres é a causa dos brasileiros e das brasileiras, é a causa da nossa sociedade, que luta intensamente para suprimir todas as formas de preconceitos. O processo de transformação social em grande escala não é possível sem a luta emancipacionista. Sem as mulheres não é possível fazer grandes mudanças, grandes transformações. Se quisermos mudar o Brasil, se quisermos mudar a América do Sul, se quisermos mudar o mundo, é preciso ter muitas mulheres fazendo política. As mulheres são a metade que não pode faltar na mudança em nosso País.

Neste ano registramos os 80 anos do voto feminino no Brasil. Nosso país tem uma legislação de gênero avançada. Mas uma coisa é a lei, outra a prática. E, na prática, falta muito a conquistar – desde questões econômicas básicas, como remuneração igual à do homem para trabalho igual; até serviços e aparelhos públicos que garantam à mulher o exercício pleno da cidadania.

Isso sem falar no grave problema da violência contra a mulher – também aqui temos uma legislação avançada, a Lei Maria da Penha. Mas ainda hoje, a cada cinco minutos, uma mulher é agredida no país. Além disso, enquanto homens são assassinados, em geral, na rua, as mulheres morrem dentro da própria casa. O Brasil é o 7º em homicídios de mulheres no mundo. Ceará é o 21º no País e Fortaleza é a 10ª capital.

Para debater esses desafios, inseridos na construção de um novo projeto de desenvolvimento econômico nacional, o PCdoB convocou a sua 2ª Conferência Nacional Sobre a Emancipação da Mulher, da qual esta etapa estadual faz parte. Sem a emancipação da mulher não alcançaremos a emancipação humana, que vai muito além da cidadania e da totalidade da emancipação política. Mas é no dia a dia e na luta pelo cumprimento e avanço das conquistas que se constrói o futuro.

Grande êxito às companheiras e companheiros que participam da Conferência!

Inácio Arruda – senador (PCdoB)

Fonte: Assessoria Ver. Eliana Gomes