Dia de Combate a Homofobia terá diversas atividades

Contrato de união estável homoafetiva inicia programação pelo Dia Internacional de Combate a Homofobia.

Neste mês, organizações da sociedade civil e instituições que implementam políticas públicas para LGBT, realizam ações em alusão ao 17 de maio, Dia Internacional de Enfrentamento à Homofobia. No Piauí, o mês será marcado por uma vasta programação que começa nesta sexta-feira (11), com a celebração de dois contratos de união estável homoafetiva. A oficialização da união dos dois casais será realizada no Centro de Referência LGBT “Raimundo Pereira”, a partir das 9h.

A programação organizada pela da Diretoria Unidade de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), em parceria com o movimento social LGBT e outros órgãos da administração pública municipal e estadual, contará ainda com a reinauguração do Centro de Referência Raimundo Pereira, com um ato público no passeio da Avenida Frei Serafim e a oficina de elaboração do Plano Piauí sem Homofobia.

Toda a programação foi pensada visando ampliar a discussão sobre o mal causado a partir do preconceito e discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis. Também é um momento de promoção dos direitos humanos e cidadania de LGBT baseadas nas deliberações da II Conferencia Estadual LGBT ocorrida em outubro de 2011.

Programação:

• Dia 17 de maio a partir das 8h – Reinauguração do Centro de Referência LGBT “Raimundo Pereira” em nova sede, na Rua Paissandu, nº 2116, 2º andar (edifício da Ouvidoria Geral do Estado).

• Dia 17 de maio a partir das 10h – Mostra Fotográfica de Enfrentamento da Homofobia no passeio da Avenida Frei Serafim, próximo ao edifício do Ministério do Trabalho.

A mostra objetiva a ampliação de discussão sobre preconceito e discriminação contra LGBT com fotografias e materiais informativos disponibilizados em estandes. Realizada pela DUDH/SAC em parceria com o movimento social e instituições governamentais.

• Dia 23 de maio – Oficina de Elaboração do Plano Piauí sem Homofobia. Acontece com organização do Centro de Referência LGBT “Raimundo Pereira” – CR-LGBT, da Diretoria Unidade de Direitos Humanos – DUDH da SASC o dia todo na Escola do Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi).

Nesta oficina será organizado um plano de ações para a promoção dos direitos humanos e cidadania de LGBT baseadas nas deliberações da II Conferencia Estadual LGBT ocorrida em outubro de 2011.