Entidades estudantis tomam posse no Conjuve

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) empossou os novos integrantes de sua gestão (2012-2013). A partir de agora, o órgão será presidido por Ângela Guimarães, que era secretária Adjunta Nacional da Juventude. Também foram empossados outros 40 conselheiros titulares e suplentes que representam movimentos, associações, organizações, redes, fóruns e entidades de apoio às políticas públicas de Juventude em todo o país, além de 20 representantes das diversas esferas governamentais.

As cerimônias de posse aconteceram na terça-feira (8) e quarta (9).

Entre os novos conselheiros, estão Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); Manuela Braga, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Elisangela Lizardo, representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Rafael Barreira do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da UNE,

Segundo a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, a renovação dos membros da sociedade civil do Conjuve ocorre em um momento muito importante para a Política Nacional de Juventude.

“Entramos em um novo ciclo de participação e controle social da Secretaria Nacional de Juventude e dos Ministérios que implementam projetos e programas para a juventude brasileira. O processo eleitoral foi democrático e contemplou a diversidade das organizações juvenis, o que demonstra a maturidade e o avanço da política juvenil.”

Como membro, a UNE e demais entidades estudantis poderão acompanhar diretamente a tramitação do Estatuto da Juventude e também sistematizar outros projetos de interesse dos jovens como o PNE e a PEC do Trabalho Escravo.

“Assim poderemos fazer do Brasil um país justo e com mais oportunidades. A UNE fica muito orgulhosa e entusiasmada por compartilhar esse espaço com tamanha pluralidade de vozes. É na diversidade que encontraremos a unidade necessária pro Brasil avançar”, comentou Daniel Iliescu.

Para Rafael Barreira, eleito para representar a entidade, integrar o conselho é uma forma de ampliar a construção de políticas públicas e de mapeamento das redes que atuam no seguimento e potencializar suas ações. “Nossa perspectiva é, dentro da comissão de comunicação, envolver diversos setores para pautarmos mais as políticas públicas de comunicação e pensarmos mídias alternativas para uma maior participação do jovens”, explicou Rafael.

O Cuca é a única organização do seguimento de movimentos, associação e organizações que atua na área de cultura e arte do conselho que participa do Conjuve desde a sua primeira gestão, em 2005.

A solenidade de posse contou com a presença do ministro em exercício da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG), Rogério Sottili, representando o ministro Gilberto Carvalho; da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, da ministra da Cultura, Ana de Holanda e do ministro em exercício do Esporte, Vicente Neto, entre outros representantes do governo federal e da sociedade civil, que são parceiros da Secretaria Nacional de Juventude na execução das políticas juvenis.

Rogério Sottili e Severine Macedo deram as boas-vindas aos conselheiros que estão chegando e ressaltaram o papel fundamental que o Conselho teve, ao longos dos últimos anos, na implementação da Política Nacional de Juventude. Segundo Severine Macedo, além da missão de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos, o Conselho tem diversos desafios pela frente, entre eles o de encaminhar e responder as demandas apontadas na 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em dezembro de 2011.

Fonte: Site da UNE