Governo colombiano vai investigar ameaças contra Piedad Córdoba

O Fiscal Geral da Colômbia, Eduardo Montealegre, anunciou nesta quinta-feira (10) a formação de um “grupo especial” de profissionais que estarão encarregados de investigar as supostas ameaças de morte contra a ex-senadora e líder do coletivo Colombianas e Colombianos pela Paz, Piedad Córdoba.

“De imediato, formaremos um grupo formado por especialistas do Corpo Técnico de Investigação (CTI), que já está trabalhado nas investigações”. Montealegre também afirmou ainda que “uma ameaça desta natureza tem que ser levada muito a sério”.

Leia também:

Piedad Córdoba denuncia plano de paramilitares para assassiná-la
 

Piedad Córdoba denunciou, na quarta-feira (9), que pessoas de alto nível da Colômbia ofereceram uma quantia milionária aos grupos paramilitares Los Rastrojos e Las Águilas Negras para assassiná-la. “É uma tentativa de assassinato muito bem desenhada, muito bem organizada em termos de tecnologia de ponta, e o fundamenta, é que se dá depois de uma série de ações dos Colombianos [e Colombianas pela Paz] e a presença potencial da Marcha Patriótica”, detalhou Córdoba.

A ativista fez um chamado ao governo e pediu garantias para seguir seu trabalho de paz. “O governo tem que garantir a vida e assegurar o direito que temos de formar organizações, participar da política e a buscar a paz”, ressaltou.

Com teleSUR