Enfermagem: João Ananias reafirma apoio à luta pelas 30 horas Já

A luta por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais é muito justa, pois se trata de uma atividade exaustiva e estressante. Reduzir a jornada sem redução salarial é fundamental para categoria e significa também, melhoria na qualidade de vida. Foi o que afirmou João Ananias durante a solenidade de abertura do 1º Encontro dos Profissionais de Enfermagem de Nível Médio, realizado no último sábado, 13, no Hotel Mareiro, em Fortaleza.

Ele reafirmou seu compromisso com a bandeira de luta dos profissionais da saúde como a aprovação das 30 horas já, piso salarial da enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE). “Vocês (profissionais) não precisam convencer nenhum deputado sobre a importância dessas reivindicações, não acredito que haja deputado que vote contra as 30 horas e o piso salarial dos ACS e ACE”, observou.

João Ananias disse ainda que os parlamentares da Frente Parlamentar da Saúde e da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da qual é membro titular, estão convencidos que é necessário votar o Projeto de Lei que prevê a redução da jornada de trabalho. “Mas não podemos esquecer que existem aqueles que defendem os interesses que não são dos trabalhadores e da saúde pública. Com certeza vai haver reação”, alertou. Ele ressaltou que é preciso avançar mais nas conquistas dos trabalhadores. “Não podemos avançar só nas questões econômicas”.

Tereza Neuma, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (SindSaúde), disse que o momento é para unir forças em torno das 30 horas já sem redução salarial. “Todos os profissionais de enfermagem são instrumentos dessa luta”. A proposta da Emenda a Constituição- PEC 231/95, que propõe a redução da jornada de trabalho foi apresentada pelo mandato de Inácio Arruda (PCdoB/CE) na época em que era deputado federal. Durante o encontro foram debatidos ainda temas como condições dignas de trabalho e assédio moral.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias(PCdoB-CE)