Professores das Universidades Federais aderam à paralização

Todos os professores das universidades federais do estado do Ceará (UFC e Unilab) estão oficialmente convocados a integrar assembleia geral, no próximo dia 15 de maio, a partir das 10 horas, no auditório do Centro de Ciências da UFC (Campus do Pici) e ato público, na mesma data, a partir das 15 horas, no Pátio da Reitoria da UFC.

Os dois eventos, a serem realizados pela ADUF-Sindicato, farão parte da programação do dia de paralisação das atividades docentes, conforme deliberação da assembleia geral dos professores realizada no último dia 25 de abril. O objetivo é protestar contra a morosidade do Governo Federal no atendimento ao Acordo Salarial já assinado, em agosto de 2011, e das negociações do Grupo de Trabalho (GT) de Reestruturação da Carreira Docente.

Com transmissão pela Internet , a assembleia geral tem caráter deliberativo e deve informar à categoria sobre o andamento das negociações e discutir novas estratégias de luta. A expectativa é que possa ser aprovado um indicativo de greve para o início de junho – dependendo do desfecho dasnegociações do GT de Reestruturação da Carreira Docente, pretendida pela categoria para até 31 de maio.

Já o ato público, a ser realizado em conjunto com outras categorias federais – servidores técnico-administrativos e estudantes da UFC, auditores fiscais, servidores do INSS etc. –, contará com tribuna livre, esquetes teatrais e mais informes quanto à reunião do GT de Reestruturação da Carreira Docente, a ser realizada em Brasília no mesmo dia, 15 de maio. Tal ato tem como objetivo sensibilizar todas as categorias convidadas para que lutem juntas contra a morosidade do Governo Federal e em prol do serviço e ensino público de qualidade, com profissionais tratados com dignidade.

Apesar de a negociação ter avançado nas últimas reuniões do GT, diálogo iniciado em setembro de 2011, ainda há diversos pontos questionáveis, como: a duração da carreira como um todo; o processo de enquadramento de ativos e aposentados à proposta que efetivamente for assinada; o estabelecimento de novo piso salarial para a categoria; e um teto equivalente ao da carreira de Pesquisador do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Saiba mais detalhes acompanhando as notícias no site da ADUFC-Sindicato (adufc.org.br) ou acesse o panfleto virtual.

Serviço

ADUFC-Sindicato promove Paralisação, Assembleia Geral e Ato Público

Data: 15 de maio de 2012
Horário: 10 horas Assembleia Geral e, 15 horas, Ato Público
Local: Auditório do Centro de Ciências da UFC/Pici (Assembleia) e Pátio da Reitoria da UFC/Benfica (Ato Público)

Fonte: AdUFC