Combate à dengue: Continua segundo ciclo do fumacê em Fortaleza
Trinta carros fumacê iniciaram nesta semana o segundo ciclo de pulverização espacial de inseticida para combater a proliferação do mosquito da dengue em Fortaleza. Até a próxima sexta-feira, 18, o arrastão promovido pelo Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Secretaria da Saúde do Estado, percorrerá 18.473 quarteirões dos 119 bairros da capital.
Publicado 16/05/2012 09:27 | Editado 04/03/2020 16:29
Para realizar a pulverização, o Ministério da Saúde cedeu 25 carros. Os outros cinco são equipamentos próprios da Secretaria da Saúde do Estado. A recomendação é de as famílias abram janelas e portas para que o inseticida possa alcançar o mosquito que está dentro de casa, nos jardins ou nos quintais.
O controle químico do mosquito da dengue é feito com pulverização espacial de inseticida fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de elevação dos índices de infestação predial do mosquito e de forma racional e segura. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do Aedes aegypti. Atinge somente o mosquito adulto em pleno voo. Ou seja, o inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Daí, a importância da população está mobilizada para ter cuidados e se proteger do mosquito. Não deve ficar esperando apenas pelo fumacê. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.
A Secretaria da Saúde do Estado realizará seis ciclos de pulverização de inseticida em Fortaleza. O controle químico do mosquito da dengue foi iniciado na capital no dia 7 de maio, com o primeiro ciclo de pulverização que se estendeu até o dia 11. Os próximos ciclos serão iniciados sempre às segundas-feiras, nos dias 21 e 28 de maio, 4 e 11 de junho.
Este ano, até a última sexta-feira, 11 de maio, conforme o boletim epidemiológico elaborado e divulgado pela Sesa, foram confirmados 9.795 casos de dengue em 106 municípios. O número de óbitos confirmados está em 16, sendo 11 na capital e cinco no interior.
Fonte: Sesa