PCdoB Goiás realiza a II Conferência Estadual da Mulher

O PCdoB de Goiás realizou no dia 5 de maio, a 2ª Conferência Estadual sobre a Emancipação da Mulher. Além da eleição dos delegados e delegadas que irão participar da etapa nacional, a conferência estadual aprovou a composição do Fórum Estadual Permantente sobre a emancipação da mulher.

A Plenária aconteceu no auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia. Com o tema, a história e a realidade da mulher brasileira, sua posição na sociedade e formas de ação que garantam a presença da mulher nos postos de poder, a II Conferência Estadual da Mulher mobilizou cerca de 350 pessoas.

Cerca de 90 pessoas estiveram presentes na Plenária, representantes de 10 municípios goianos, como Abadia de Goiás, Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Goiás, Itapaci, Maripotaba, Pontalina, Senador Canedo e Trindade.

Presentes, o presidente estadual do PCdoB, vereador Fábio Tokarski, a Deputada Estadual, Isaura Lemos (PCdoB), a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), a secretária estadual da mulher (PCdoB), Ana Carolina Barbosa, a Secretária Municipal da Habitação de Aparecida de Goiânia, Limênia Alves, Neide Alves Oliveira, representando a secretaria municipal de políticas para mulheres da Prefeitura de Goiânia.

Além da ex-deputada Denise Carvalho, representando a Revista da Mulher; da União Brasileira de Mulheres, Eline Jonas; do Fórum Nacional do PCdoB para a emancipação da Mulher, Lucia Rincon; Presidenta Estadual da CTB – GO, Ailma Oliveira; Bete Fernandes, representando o Fórum de Transexuais; Presidenta Estadual da UJS-GO, Erveline Batista.

O encontro se deu nos dois turnos. Pela manhã, a abertura foi realizada com a fala do presidente do PCdoB goiano, Fábio Tokarski que explicou as razões do PCdoB em debater o tema sobre a emancipação da mulher.

Segundo ele, a luta pela emancipação política da mulher é muito atual, o direito de participar do executivo, judiciário, ter direitos políticos dentro do sistema capitalista foi conquistado com muita luta. Para Tokarski, no atual contexto do capitalismo, a manutenção das condições de desigualdade, a manutenção das responsabilidades domésticas é basilar. “Porém a construção de uma sociedade socialista passa por este viés, definimos o rumo, porém precisamos vencer os desafios”. Se não tivermos soberania, não teremos desenvolvimento, e sem desenvolvimento não há democracia. Para o avanço acontecer temos que colocar na perspectiva a emancipação humana. E a luta pela emancipação da mulher, é uma luta de mulheres e homens”, completou o presidente do PCdoB de Goiás.

Ana Carolina Barbosa, secretária da Mulher do PCdoB de Goiás e presidenta do Centro Popular da Mulher (CPM-UBM) dirigiu os trabalhos da mesa e apresentou o saldo das conferências nos municípios, segundo ela, foram realizadas 12 reuniões com a mobilização de 346 filiados e filiadas que participaram do processo de conferência.

O primeiro painel que debateu a presença da mulher na sociedade e sobre a teoria emancipacionista foi apresentado pela diretora do Fórum Nacional do PCdoB para a emancipação da Mulher, professora Lucia Rincon. Segundo ela, há ainda muitas questões de entraves à emancipação das mulheres, por isso, há a necessidade da teoria para o avanço rumo à igualdade e à equidade de gênero.

Após a explanação, o debate foi aberto ao público presente que questionou a opressão sofrida pela mulher, a luta de classe como base para a luta, a visão socialista, a participação da mulher em todas as esferas.

A vereadora e vice-presidente estadual do PCdoB, Tatiana Lemos citou um texto do sociólogo Paulo Freire que fala sobre o querer mudar o mundo. “Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é o suficiente. É preciso também saber querer, aprender a saber querer, o que implica aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com nossos sonhos estratégicos”, recitou Tatiana.

A Deputada Estadual Isaura Lemos saudou a Conferência e disse que o mais importante do encontro, além da discussão e deliberação serão as propostas concretas que serão executadas. “Necessitamos de nos organizar em todas as esferas. Na luta dos trabalhadores, na juventude, na moradia, nas áreas da educação e saúde”, lembrou a deputada.

Para Isaura, fortalecer a participação das pessoas no enfrentamento à violência contra as mulheres também é de suma importância. “Precisamos dar ferramentas para as mulheres se capacitarem e qualificarem, estimulando a sua participação nos locais de trabalho, nas escolas, na faculdade, na política e nos espaços públicos de poder e privados também. Necessitamos de conhecer a causa feminista e com este conhecimento, podemos pensar formas e instrumento que fortaleçam nossa participação no planejamento governamental”, finalizou a deputada.

Na parte da tarde o debate sobre a luta emancipacionista da mulher deu continuidade, mas também o debate sobre a tarefa do PCdoB enquanto protagonista da causa feminina também foi discutido.

A Comissão de sistematização apresentou os acréscimos no documento da Conferência e a Comissão Eleitoral fez a apresentação dos votos dos delegados e delegadas da Conferência Nacional que deverá ocorrer nos dias 18 a 20 de maio em Brasília-DF, além da apreciação dos componentes do Fórum Estadual Permanente sobra a Emancipação da Mulher.

Da redação local, Eliz Brandão para o Portal Vermelho.