Promoção internacional do Brasil é pauta para os deputados

O presidente da Embratur apresentou resultados positivos no turismo internacional no Brasil

Dino em audiência pública na Câmara Federal

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, participou na semana passada de audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, para apresentar o plano de promoção dos destinos turísticos brasileiros. “Abro minha participação informando que o Brasil acaba de ser considerado o 7º que mais realizou eventos internacionais em 2011”, comemorou Dino.

Ele acrescentou que o bom momento do turismo brasileiro também pode ser comprovado por outros dados. “No ano passado, 5,43 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil e gastaram US$ 6,775 bilhões em solo brasileiro. Os dois números são recordes”.

Além dos números, Dino apresentou as principais ações desenvolvidas pela Embratur como o programa de captação de eventos internacionais, que vai disponibilizar R$ 3,8 milhões a entidades privadas e entes públicos. “Queremos não só consolidar o Brasil no ranking de eventos internacionais como captar mais eventos para o país, estimulando a entrada de turistas”. As
inscrições para o projeto seguem até o próximo dia 23 de maio.

O presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Domingos Leonelli, presente à audiência, pediu a Dino o reforço na promoção turística do Brasil em países de curta distância. “Brasil investia em mercados emissores de longa distância, mas 80% do turismo mundial é feito em voos com menos de 7 horas”.

Estiveram presentes à audiência o presidente da Comissão, José Rocha (PR/BA), a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), os deputados Romário (PSB/RJ), Otávio Leite (PSDB/RJ), Jô Moraes (PCdoB/MG), Delegado Protógenes (PCdoB/SP) e Francisco Escórcio (PMDB/MA).

Ranking de eventos internacionais

O ranking dos países que mais captaram eventos internacionais foi divulgado hoje pela ICCA (International Congress and Convetion Association). De acordo com os dados o Brasil subiu duas posições no ranking, de 9º para 7º colocado, sendo o único país da América Latina entre os dez primeiros. Foram 304 eventos, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Em relação a 2003, quando a Embratur passou a ser responsável pela promoção do Brasil no exterior, o crescimento do número de eventos foi de 390%.

Fonte: Aquarela 2020 / Blog da Embratur