Caravana chega à Brasília no Dia de Combate ao Abuso de Crianças

Nesta sexta-feira (18), chega a Brasília a Caravana Siga Bem. Caminhões e carretas, junto com a cantora Fafá de Belém e cerca de 1.500 crianças, percorrerão a Esplanada dos Ministérios em grande evento de comemoração do Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças. O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH), contará também com a presença da ministra Maria do Rosário. Na Esplanada, haverá o show “Pela Vida, Contra a Violência”, comandando pela cantora paraense.

Ainda na manhã da sexta-feira (18), haverá a assinatura do Termo de Cooperação entre Secretaria de Direitos Humanos, Polícia Federal (PRF), Ministério do Turismo e a SaferNet para combater abuso infantil e de adolescentes, além de lançamentos como a publicação do mapeamento da PRF e do manifesto dos artistas contra a violência sexual de crianças e adolescentes.

O projeto Caravana Siga Bem, que conta com o patrocínio da Petrobras e da MAN Latin America, realiza este ano, a sua 6ª edição. O projeto percorreu, durante um período de seis meses, 17 mil quilômetros, passando por 18 estados brasileiros.

A Caravana envolve diversas ações de responsabilidade social, como a campanha Siga Bem Criança, de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e de divulgação do disque 100 para denúncias; o Siga Bem Mulher, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com ações que conscientizam sobre a prevenção e erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres, além da divulgação do Ligue 180 – canal aberto para ajuda, orientação e denúncias.

Os motoristas recebem também orientações sobre segurança nas estradas, atitudes mais conscientes na direção e cuidados com o meio ambiente. Durante as paradas da Caravana ao longo de seu percurso, os profissionais da estrada e seus familiares participam de atividades lúdicas e assistem espetáculos de teatro sobre temas sociais e ambientais.

Também são realizadas palestras ministradas por profissionais do Departamento de Ensino da Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de conscientizar acerca dos níveis alarmantes de acidentes fatais que acontecem nas rodovias brasileiras.

De Brasília
Márcia Xavier