Grande programação marca dia de combate à exploração sexual

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta sexta-feira (18), ações de mobilização foram realizadas em todo o País. Em Brasília, a programação inclui a entrega oficial do Prêmio Neide Castanha e a realização do Show Pela Vida contra Violência, com apresentações culturais de crianças e adolescentes e a cantora Fafá de Belém, que puxou a carreata da Caravana Siga Bem, na Esplanada dos Ministérios.

À tarde, com a chegada da Caravana Siga Bem, será divulgado também o mapeamento de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais brasileiras, feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, o levantamento é uma ferramenta estratégica para a gestão das políticas públicas de enfrentamento dessa grave violação dos direitos da infância e adolescência no Brasil.

Também faz parte da programação a divulgação de um balanço do Disque Direitos Humanos. O balanço do Disque 100 mostra, entre outras coisas, um aumento no número de denúncias entre janeiro e abril de 2012 em relação ao mesmo período do ano anterior, para o módulo Criança e Adolescente. Este ano foram recebidas 34.142 denúncias, 71% a mais que os quatro primeiros meses de 2011.

O levantamento da PRF, conhecido como Mapear, junto com o serviço Disque 100, é ferramenta estratégica para a gestão das políticas públicas de enfrentamento da violação dos direitos da infância e adolescência no Brasil. Através dessas informações, são organizadas ações tanto para proteger crianças e adolescentes vítimas da violência sexual quanto para responsabilizar seus agressores. Além de um panorama nacional de ação nas estradas, serão apresentados, também, dados do total de crianças e adolescentes retirados de situação de risco pela PRF.

No período da manhã , foi entregue o Prêmio Neide Castanha, destinado a pessoas que tiveram destaque na promoção e defesa dos direitos infantojuvenis no enfrentamento da violência sexual.

Faça bonito

A iniciativa é uma homenagem à assistente social, filiada ao PCdoB, falecida em janeiro de 2010 e reconhecida defensora dos direitos humanos, tendo dedicado grande parte de sua vida na luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no brasil.

Neste ano, o tema da campanha é “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que tem como símbolo uma flor, que lembra a necessidade da defesa do direito das crianças crescerem de forma saudável e protegida.

A campanha tem como o objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de protegermos crianças e adolescentes contra a violência sexual, crime que alcança 1/3 de todas as denúncias de violações dos direitos desse segmento da população, de acordo com dados do Disque 100.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.

De Brasília
Com informações da SDH