Lucia Antony defende o fortalecimento do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser fortalecido para oferecer um atendimento integral de qualidade à toda a população. Este posicionamento foi defendido pela vereadora Lucia Antony (PCdoB), durante a audiência pública que foi realizada, nesta quinta-feira (17/05), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para discutir o tema da Campanha da Fraternidade, deste ano, da Igreja Católica, que é “Fraternidade e Saúde Pública”.

“O SUS é hoje uma das políticas públicas mais avançadas, talvez, do mundo. Este sistema deveria ser fortalecido, uma vez que cumpre um papel essencial ao atender desde os menos favorecidos, como as pessoas desempregadas, até os pacientes que possuem planos de saúde que não cobrem a realização de transplantes”, enfatizou a vice-presidente da Comissão de Saúde do Legislativo Municipal.

Lucia Antony ressaltou que saúde pública é um assunto cujo debate extrapola a questão da infraestrutura ou da situação dos profissionais da área, mas abrange também a discussão sobre o bem estar da cidade e sua população como um todo.

Direito de todos

Por sua vez, o arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Manaus , Dom Luiz Soares Vieira, lembrou que o acesso a um sistema de saúde de qualidade é um direito constitucional da população. “Queremos dar valor ao SUS, pois o bom atendimento público é uma obrigação que o Estado deve garantir a todos”, salientou o religioso.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM/AM), Jefferson Jezini, destacou que o principal desafio é superar a falta de comunicação efetiva dentro do sistema público de saúde. “Temos a preocupação que as esferas públicas se interliguem e se comuniquem de um modo mais eficiente. Vemos uma apatia mutio grande. Temos no interior, casos em que um enfermeiro está tomando conta sozinho de um município. As pessoas morrem por falta de assistência e fica por isso mesmo”, frisou o médico.

Moção de parabenização
Por iniciativa da vereadora Lucia Antony (PCdoB), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, este mês, moção de parabenização pelo aniversário de 75 anos do arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, comemorado no último dia 02 de maio.

Em fevereiro deste ano, Lucia Antony apresentou outra moção que parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo lançamento da campanha da Fraternidade 2012 e o tema escolhido “Fraternidade e Saúde Pública”.