Congresso da UJS Natal elege Adriano Talles para presidência

 

A União da Juventude Socialista de Natal realizou no último sábado, 19, seu 2º Congresso. O evento aconteceu na Escola Estadual Winston Churchill e teve início às 14h. Sob a condução de Wangle Alves, presidente estadual da UJS, foram convidados à mesa o Vereador George Câmara (PCdoB), a presidenta do Grêmio da escola, Carol Miller, e Mery Medeiros, da Comissão de Anistiados Políticos do RN.

Em sua fala, Mery recordou que onde se realizava o Congresso da UJS já funcionou o 16º Batalhão de Caçadores, local onde ocorreu o Levante Comunista de 1935. Segundo ele, “essa geração pode ousar a construir novos e importantes sonhos para o Brasil, a minha contribuiu para defender e lutar por democracia e tenho muito orgulho desse papel que cumprimos na história”.

George Câmara também lembrou do Levante de 35 e fez uma associação com as novas mídias sociais ao relembrar a dificuldade que havia na comunicação entre os insurretos de Natal e o Comitê Central. Ele elogiou a UJS ao dizer que “O combate as injustiças é uma luta de milhões contra meia dúzia, a UJS representa essa união para combater as desigualdades”.

A presidenta do Grêmio Estudantil José Praxedes, Carol Miller, disse que é um grande prazer para a escola receber o Congresso Municipal da UJS. Segundo ela, “Pelo simbolismo que este espaço carregar, nunca poderemos deixar cair no esquecimento os milhares de trabalhadores e o povo de Natal que se dispuseram a lutar e conquistar, mesmo que por pouco tempo, uma sociedade mais justa e fraterna”.

Após a saudação inicial da mesa, Wangle apresentou a tese do 9º Congresso Estadual da organização e os desafios que virão. “Precisamos fazer desse Congresso um instrumento de irradiação da política mais justa, que combina disposição, combatividade, estudo, politização e respeito às diferenças. A UJS se fortaleceu ao longo dos últimos anos e continuaremos nesse sentido, ganhando mais jovens para a luta por uma nova sociedade”, afirmou o presidente da UJS/RN.

Inúmeras intervenções ressaltaram a unidade da UJS para o próximo período. Dentre essas, Jefferson Linhares ressaltou que “a UJS é o lugar onde conheci meus verdadeiros amigos, mas também é o lugar onde eu debato político”. Já Miguel, do Grêmio do Churchill e filiado recentemente, disse que “a UJS não é para ser explicada, mas para ser vivida”.

O Congresso repercutiu nas redes sociais através do @NetinhoDpaula, candidato à prefeitura de São Paulo, que desejou boa sorte à UJS Rio Grande do Norte, como também, dentre outras manifestações, a de @TiaBeteNatal, que esteve no Congresso e afirmou “Lição de vida vivenciada hoje, não esquecerei jamais, Feliz em saber que ainda tem jovens prontos para militância!”.

Nesse clima de construir uma UJS ainda mais forte, os delegados e delegadas presentes elegeram a nova Direção Municipal da UJS, que terá na presidência o estudante de Marketing da FATERN, Adriano Talles. Segundo Adriano, “o momento é de continuar o trabalho de organização dos núcleos, fortalecendo o #MobilizaUJS e apresentando as pautas da juventude na Câmara, Assembléia para que o nosso discurso possa ecoar no máximo de espaços”.

Na próxima sexta (25), a militância de Natal se encontrará no IFRN da Av. Rio Branco, às 19 horas, para abertura do 9º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista.

Fonte: UJS Potiguar