Índia: Visita de Lugo fortalecerá vínculos com Paraguai e AL

O Governo da Índia menifestou nesta quarta-feira (23) que a visita do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, será uma oportunidade para renovar seu compromisso com a América Latina e com o Paraguai.

O Ministério de Assuntos Exteriores afirmou em um comunicado que a primeira visita de um mandatário paraguaio "permitirá ampliar as relações que beneficiam mutuamente os dois países amigos".

Lugo chegará a Nova Delhi pouco antes da meia-noite desta quarta-feira (23) e durante sua estadia até sexta-feira (25) deverá se reunir com o premiê Manmohan Singh e a presidenta Pratibha Patil.

Entre os membros de sua delegação figuram os ministros de Relações Exteriores, Jorge Lara Castro; de Indústria e Comércio, Francisco Rivas; e de Agricultura e Pecuária, Enzo Cardozo.

Depois de qualificar de "cálidas e amistosas" as relações bilaterais, a nota da chancelaria local sublinhou que "o Paraguai é um membro importante do Mercosul, bloco com o qual a Índia tem um acordo comercial preferencial".

Balança comercial

Segundo dados revelados à Prensa Latina pela Embaixada paraguaia na Índia, as operações mútuas de compra e venda foram superiores a 200 milhões de dólares em 2011, com uma balança comercial muito favorável à Índia, cujas exportações à nação sul-americana quase duplicaram suas importações.

Com objetivo de equilibrar essa situação, uma das ofertas a Nova Delhi será precisamente a de fornecer maior volume de diversos produtos agrícolas, considerando a demanda de alimentos do país asiático.

Com o objetivo de fomentar o comércio bilateral, Lugo e seus ministros pretendem incentivar os investimentos indianos em seu país e fortalecer os vínculos bilaterais em diversas áreas. Para isso, participarão em um fórum empresarial e de negócios organizado pelas principais câmaras de comércio e indústrias da Índia.

Segundo a agenda oficial, o ministro Rivas e o diretor da Rede Nacional de Investimentos e Exportações, Oscar Stark, farão uma apresentação do país para fundamentar com cifras e feitos as grandes possibilidades de negócios e de colocação de capitais que o Paraguai oferece.

A visita de Lugo à Índia faz parte de uma viagem pelo continente asiático que também incluiu Taiwan e que continuará pela Tailândia, Coreia do Sul e Japão.

Fonte: Prensa Latina