Fortaleza: Vereadores debaterão políticas para primeira infância

Por iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza, no dia 28 de maio, às 14 horas, o seminário “Políticas Públicas para o Desenvolvimento na Primeira Infância”. A atividade acontecerá no auditório da Regional III de Fortaleza (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia).

O evento tem o objetivo de discutir propostas de uma política de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância em Fortaleza, realizando a avaliação do desenvolvimento infantil, de condições mínimas às famílias para uma a atenção adequada à primeira infância, do impacto do atendimento em creches sobre o desenvolvimento das crianças, da adoção de medidas de qualidade para os serviços de educação infantil e do estado nutricional na primeira infância.

A atividade contará com a exposição da coordenadora de projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Tati Andrade, que apresentará dados sobre o desenvolvimento na primeira infância, com o tema “Um bom começo de vida”. Foram convidados também para o debate a Coordenadora da Pastoral da Criança, Marister Guimarães, o Secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, Demitri Cruz, a Secretária de Assistência Social de Fortaleza, Elaene Rodrigues, a Secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Maria Fontenele, o Secretário Municipal de Educação, Elmano de Freitas, a Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Raquel Viana e os Conselhos Tutelares I, II, III, IV, V e VI

Semana do bebê em Fortaleza

A promoção de ações voltadas para a primeira infância, fase de formação do indivíduo, potencializa os investimentos futuros, além de aumentar o impacto e a eficácias de políticas públicas posteriores, reduzindo as desigualdades e contribuindo para que a criança tenha uma vida adulta bem sucedida.

Diante disso, a vereadora comunista propôs da criação da Semana Municipal do Bebê em Fortaleza, através da Lei 0474, aprovada em 2010, que é celebrada anualmente na segunda semana do mês de maio.

O seminário integra as atividades alusivas, que incluem também a proposta de dotações orçamentárias específicas, em parcerias com o Estado e a União, bem como setor privado e terceiro setor, para a execução da Semana do Bebê.

A Semana do Bebê em Fortaleza soma-se com a iniciativa do Governo do Ceará, que criou através de Projeto de Lei 14.841, de 28 de dezembro de 2010, a Semana Estadual do Bebê e o Dia Estadual da Primeira Infância, a serem realizados anualmente no período de 21 a 26 de setembro.

Outros municípios do Ceará (Aratuba, Pacajus e Beberibe) também estão sendo pioneiros na realização desta ação, além da Semana do Bebê: um novo olhar às mães presidiárias, ocorrido no Presídio Feminino em julho deste ano, uma parceria do IFAN, Defensoria Pública e Secretaria da Justiça e Cidadania.

A grande mobilização para efetivação destas comemorações foi desencadeada pela própria REPI/CE – Rede Estadual da Primeira Infância e IFAN, quando liderou o lançamento da publicação “Como Realizar a Semana do Bebê em seu Município”, produzido pela UNICEF em novembro de 2010.

Serviço

Seminário “Políticas Públicas para o Desenvolvimento na Primeira Infância”

Data: 28/05/2012
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Regional III de Fortaleza (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia).

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)