Farc aceita protocolo para libertação de repórter francês

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) aceitaram, nesta terça-feira (29), o protocolo de segurança para a liberação na quarta-feira do jornalista francês Romeo Langlois, retido desde o último 28 de abril.

A informação foi confirmada pelo Comitê internacional da Cruz Vermelha, entidade que junto com a ex-senadora e pacifista Piedad Córdoba e o designado pelo governo francês Jean-Baptiste Chauvin, integram a missão humanitária que receberá Langlois.

Leia também:
Jornalista francês em poder das Farc será libertado quarta-feira
Telesur exibe imagem de repórter francês na véspera da libertação
 

Enquanto, fontes próximas do processo confirmaram que Córdoba, líder do movimento Colombianos e Colombianas pela Paz, já tem em seu poder as coordenadas onde se produzirá a entrega.

De acordo com o estabelecido, essa informação deverá ser apresentada para o Ministério de Defesa, para que suspenda as operações militares na zona a partir das 18 horas desta terça-feira e até a quinta-feira seis da manhã, horário colombiano.

A missão humanitária se deslocará até o departamento de Caquetá, centro de operações para o processo de libertação do jornalista. Na segunda-feira (28) a rede Telesur mostrou imagens de Langlois, que foi capturado na zona rural deste departamento, quando acompanhava uma operação antidrogas do Exercito.

No vídeo o jornalista aparece com uma toalha ao redor da cintura, sorridente e em bom estado de saúde, apesar de ter uma ferida visível no braço esquerdo sofrida no dia de sua captura.

Fonte: Prensa latina