Sucre aumentará operações para mais de 900 milhões de dólares

O Sistema Unitário de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre), moeda virtual dos países membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), aumentará suas operações para mais de 900 milhões de dólares neste ano, informou o presidente do Diretório Executivo do Conselho Monetário Regional de Sucre, Eudomar Tovar.

Segundo o presidente, a política realizada pelo Conselho Monetário Regional, de socializar e informar o funcionamento deste mecanismo, conjuntamente com os países membros do sistema, está contribuindo para que o Sucre, uma unidade de conta e moeda virtual, se fortaleça cada vez mais.

De acordo com ele em 2010 este sistema começou com uma cifra de 10 milhões de sucres, cerca de 12 milhões de dólares, e após um ano as operações chegaram aos 216 milhões de sucres, o equivalente a 250 milhões de dólares.

“Nos primeiros cinco meses deste ano foram realizadas 628 operações em um montante total de 220 milhões de sucres e as expectativas são de atingir-se 750 milhões de sucres (cerca de 940 milhões de dólares) no final do ano”, explicou.

Tovar ressaltou que “isso permite aos países, que aplicam este mecanismo, poupar divisas e aumentar a liquidez das moedas locais. O Sucre chegou para consolidar-se, avançar e fortalecer as nossas economias". 

Fonte: Prensa Latina