Exportação de alimentos na Bolívia supera importação 

A ministra de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural, Teresa Morales, afirmou nesta terça-feira (29) que, em menos de dois anos, a Bolívia passou de importador a exportador de alimentos pela implementação de mecanismos e politicas públicas de exportação e produção.

“Nosso governo tem desenvolvido vários mecanismos de exportação e produção que permitiram passar de importador de alimentos, em menos de dois anos, a ser um país exportador”, explicou.

Ela disse que este ano existe um excedente na produção de milho, arroz, soja e carne que obriga a Bolívia a exportar. “Provavelmente exportaremos, este ano, três milhões de sacas de açúcar, quando no ano passado estivemos importando”, ressaltou.

Além disso, explicou que o Governo “exige e exigirá” um certificado de abastecimento ao mercado interno a preço justo, antes de credenciar a exportação de qualquer produto pelas empresas e produtores.

Através de um decreto supremo, o presidente Evo Morales reiterou, no último 14 de março, a restrição de carne, arroz e milho, medida que foi assumida em 2009 quando o país vivia uma escassez destes produtos.

Fonte: ABI