Vanessa Grazziotin elogia mobilização dos trabalhadores rurais

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou em Plenário nesta quarta-feira (30) a ocupação da Esplanada dos Ministérios em Brasília pelo 18º Grito da Terra, movimento que reúne trabalhadores rurais ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). “O Grito da Terra muito nos orgulha porque mostra o poder de mobilização da sociedade civil organizada, principalmente dos que passam por maiores dificuldades”, afirmou a senadora.

Vanessa Grazziotin destacou as duas reivindicações que estão na base da agenda dos trabalhadores rurais: a realização de uma ampla e massiva reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar. Mas os pedidos passam ainda por políticas de saúde para a população do campo e da floresta, educação, habitação, inclusão digital, cultura e esporte, entre outros temas.

A senadora destacou ainda dois outros pontos que considera importantes no avanço da luta das pessoas do campo: a criação da Secretaria Especial da Pessoa Idosa e a cobrança por políticas de enfrentamento à violência contra mulheres no campo.

Vanessa Grazziotin disse não ter dúvidas de que a presidenta Dilma Rousseff dará aos apelos a atenção exigida. Este ano, a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi denominada de Agenda por um Brasil Rural Sustentável e Solidário e traz 138 propostas que expressam os principais pleitos dos cerca de 20 milhões de trabalhadores rurais representados pelo movimento.

De Brasília
Com Agência Câmara