Aldo Rebelo elogia Bolsa Atleta de Aracaju

Ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (31), da solenidade de inauguração da Escola de Esportes Professor Kardec. Parabenizando a iniciativa do governo estadual em promover a inclusão social por meio da prática de esportes, o ministro Aldo Rebelo destacou que a escola estabelece um novo padrão para o país.

“Aqui o esporte tem uma função mutidisciplinar, essencial para a formação e a educação da criança”, disse o ministro, ao tomar conhecimento de que o centro educacional localizado no bairro Santa Maria irá oferecer aulas de 11 modalidades esportivas: futebol, voleibol, handebol, basquetebol, futsal, karatê, boxe, taekwondo, judô, jiu-jitsu e kickboxing.

“Além da função educacional, do lazer, da inclusão social, o centro segue a nossa meta que é a de traçar para a política nacional do esporte a mesma consistência e o mesmo padrão que há na política para a educação e para a saúde. Se nós ampliarmos e estimularmos a prática do esporte e da atividade física, estamos auxiliando tanto a formação e a educação da criança, quanto também estaremos promovendo mais saúde e qualidade de vida”, destacou Rebelo.

Funcionando em três turnos, a escola conta com uma equipe de 40 pessoas formada por técnicos, professores de educação física, psicólogos, médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Também serão promovidas ações nas áreas de saúde e assistência social voltadas para as crianças, adolescentes e jovens, integrantes de famílias em situação de extrema pobreza.

Edvaldo Nogueira elogiou a ação do governo por sua multiplicidade de benefícios à comunidade. E destacou que a escola vai despertar o talento das crianças e jovens para o esporte, melhorar a saúde por meio da prática de atividades físicas, promover a inclusão social e melhorar a autoestima dos moradores do bairro.

Bolsa atleta municipal

Durante a visita, o ministro também elogiou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em criar o Bolsa Atleta Municipal, programa lançado em agosto de 2011, que possibilita o apoio financeiro a atletas iniciantes e de alto rendimento, oferecendo 80 bolsas, com valores que variam entre R$ 400 e R$ 1.500.

“O programa é uma forma de proteger e estimular os talentos esportivos e dá também aos atletas uma responsabilidade importante, já que sua atividade está sendo financiada pelo poder público”, disse o ministro.

O prefeito de Aracaju agradeceu o elogio e observou que Aracaju é, proporcionalmente, a capital que tem o maior número de jovens assistidos pelo Bolsa Atleta. “É um trabalho que começou recentemente e já está rendendo bons frutos, temos atletas disputando campeonatos importantes e se destacando no esporte como o ciclista Ruan Pablo, que conquistou o 5º lugar em uma competição internacional de BMX. Queremos em breve comemorar uma vitória olímpica”, pontuou o prefeito.

Fonte: www.faxaju.com.br