Wagner Gomes: Aprofundar o enfrentamento ao mercado financeiro
O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, comentou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2012. O índice divulgado nesta sexta-feira (1º) indica que o país cresceu apenas 0,2%.
Publicado 01/06/2012 16:23
Segundo ele, desde o final do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a CTB tem insistido que a política macroeconômica deveria ser alterada. “Reconhecemos que a presidente Dilma Rousseff vem tomando medidas para tentar enfrentar o sistema financeiro e mudar a política macroeconômica, mas essas medidas são insuficientes e não estão dando conta de reverter uma situação de problema na indústria brasileira”.
Wagner Gomes ressalta que o baixo crescimento do PIB está atrelado à necessidade de o Estado brasileiro investir na indústria. “O Estado precisa diminuir esse problema do superávit primário – que vai para pagar juros – para investir na produção brasileira.”
O presidente da CTB falou ainda do câmbio flutuante que dificulta as exportações e dos juros –
que apesar das recentes quedas – precisa diminuir ainda mais. “Estamos apoiando a linha que a presidente apoiou de enfrentamento do mercado financeiro, mas devemos aprofundar essas mudanças ainda mais.”
Da Redação do Vermelho,
Mariana Viel