PCdoB decide apoiar Francisca Mota à Prefeitura de Patos

PCdoB decide apoiar Francisca Mota à Prefeitura de Patos - PCdoB - Patos

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil-PCdoB de Patos, em reunião realizada na última sexta-feira, dia 01 de junho de 2012, decidiu por unanimidade apoiar a deputada Francisca Mota, pré-candidata a Prefeita pelo PMDB.

Foi feita uma análise da conjuntura política atual, especialmente a nível municipal, onde os dirigentes avaliaram que a saída do campo político capitaneado pelos partidos da base de apoio a Presidente Dilma, fortaleceria a oposição no município, indo de encontro à orientação do Comitê Central e estadual do PCdoB.

Mesmo enfatizando as criticas da forma que foi escolhido o nome para a chapa de vice-prefeito do PMDB, o partido avaliou que não poderia colocar em jogo a possibilidade de retorno dos partidos que se posicionam contra os trabalhadores, aos movimentos sociais e ao povo.
Na mesma avaliação, o partido entende que o PSB é da base de apoio da presidente Dilma e o principal aliado nacional do PCdoB, mas devido à composição com o DEM tornou-se impossível a aliança, apesar de respeitar a posição dos socialistas e especialmente de seu dirigente maior em Patos, Bonifácio Rocha.

Para o presidente do PCdoB, José Roberto de Lima, o partido ao não fazer uma aliança com outro em determinadas ocasiões não significa que esteja rompido, a exemplo do PSB de Patos, mas que poderão estar juntos em futuros embates eleitorais. “Entendemos que hoje o PT buscou o PMDB para uma aliança nacional, destruindo um núcleo de esquerda que existia no governo LULA composto pelo próprio PT, PSB, PDT e o nosso partido, e isso tem trazido prejuízos ao PCdoB, a exemplo de Patos, onde não tivemos condições de indicar o nome para vice-prefeito”.

Roberto afirmou ainda que o PCdoB fará aliança na proporcional com o PHS, PPL, PMN, PSC e P T do B e na majoritária com o PMDB. “Construímos um núcleo que envolve o PHS e PPL e vamos ampliar com o PMN,PSC e PTdoB, onde qualquer decisão deve passar por todos esses partidos, na eleição proporcional, na ocupação de cargos no futuro governo e na ação parlamentar a partir de janeiro de 2013 na Câmara Municipal”, disse o mesmo.

Para o vice-presidente estadual do PCdoB na Paraíba, José Gonçalves, o partido em Patos está enraizado junto aos movimentos sociais, com uma chapa competitiva as eleições deste ano e que o objetivo central é eleger representantes para a Câmara Municipal e contribuir decisivamente na eleição majoritária. “O PCdoB vai unido como sempre foi para todos os embates eleitorais e este ano estamos mais fortes e organizados”, destacou o mesmo.
Depois da reunião do Comitê Municipal, foi realizada uma reunião com todos os pré-candidatos a vereador pelo partido no município.

O presidente Estadual do PCdoB na Paraíba Cristiano Zenaide acompanhou toda a discussão e em seguida os comunistas se dirigiram ao Auditório da Associação Comercial de Patos, onde no encontro da juventude do PMDB declararam o seu apoio.