ONU e Síria concordam em ampliar ajuda humanitária

As Nações Unidas saudaram nesta terça-feira (5) o acordo acertado com o governo sírio para ampliar o fornecimento de ajuda humanitária aos afetados pelo conflito no país árabe, em particular em quatro províncias.

O acordo foi divulgado nesta terça em Genebra por John Ging, responsável pelo escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, (Ocha), segundo a agência de notícias da ONU.

O funcionário da organização mundial considerou que se trata de um passo significativo dentro da crise síria e explicou que está dirigido a reforçar a assistência nas províncias de Homs, Daraa, Idlib e Deir el-Zour.

O acordo estabelece detalhes relativos a quantidades, lugares e modalidades para a entrega de ajuda a cerca de um milhão de pessoas, indicou Ging.

Ao destacar a importância do acordo, o dirigente da Ocha apontou que houve coincidência com as autoridades sírias na necessidade de aumentar a ajuda e sua provisão por parte de nove agências da ONU e várias organizações não governamentais.

A ajuda trata-se de insumos médicos, cirúrgicos e mais de 50 mil módulos para as famílias, que sofreram danos em seus lares, precisou.

O tema da ajuda humanitária está incluido no plano acertado com o governo sírio pelo enviado especial da ONU para a Síria, Kofi Annan, dirigido ao fim da violência e à criação de uma solução pacífica para o conflito.

O emissário informará na próxima sexta-feira (8) à Assembleia Geral e ao Conselho de Segurança sobre a atual situação do país.

Fonte: Prensa Latina