UPE vai realizar concurso para contratar médicos e professores

A Universidade de Pernambuco vai crescer. O secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, anunciou sexta-feira (1º) a realização de concurso público para professores, médicos de várias especialidades e cargos administrativos.

Na mesma ocasião foram anunciados também novos cursos e campi no interior do Estado, além de detalhes no vestibular da instituição deste ano. O concurso público selecionará 97 professores e 50 cargos administrativos para campi da UPE no interior, além de 107 profissionais da saúde para a Maternidade Amaury de Medeiros.


Marcelino Granja, secretário estadual de Ciência e Tecnologia.

O secretário Marcelino Granja anunciou ainda a formação de um Grupo de Trabalho formado por representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, Secretaria de Ciência e Tecnologia, além da Controladoria Geral do Estado, que terá como atribuição fazer um levantamento das necessidades da Universidade de Pernambuco em comparação com outras instituições de ensino do Estado. O objetivo final desse estudo é a formulação de um Projeto de Lei que autorize a criação de mais vagas para o corpo docente da UPE.

O secretário lembrou que são medidas de reforço da Universidade de Pernambuco que contribuem com a interiorização do ensino e do desenvolvimento, perseguidos pelo governo Eduardo Campos. “A implantação da gratuidade em 2009, as novas sedes inauguradas (Nazaré da Mata, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro), a aprovação Lei 195 que representou substancial aumento salarial dos docentes, a implementação do plano de cargos, carreiras e vencimentos, além do concurso anunciado são a própria expressão desse esforço do Governo em descentralizar o desenvolvimento e a educação da população”, afirmou

Com o anúncio de concurso e da contratação de profissionais para o CISAM, serão atendidas todas as necessidades de pessoal para a abertura das novas Unidades de Cuidado Intensivo (UCI) infantil e de Tratamento Intensivo (UTI) adulto na instituição, cujas estruturas e equipamentos já estão prontos e montados.

VESTIBULAR

O vestibular da UPE deste ano vai disponibilizar 3.470 vagas – as inscrições para o processo seletivo começam em julho, e pelo segundo ano consecutivo acontecem exclusivamente pela internet. Além disso, a instituição anunciou a criação de seis novos cursos e a abertura de mais vagas de medicina na unidade de Serra Talhada, Sertão, e direito, no Grande Recife.

O Governo do Estado também inaugurará dois novos campi: em Serra Talhada, no Sertão, e em Palmares, Mata Sul. Na primeira, serão abertas 20 vagas do curso de medicina, que serão ocupadas com os aprovados da edição deste ano do vestibular.

O campus de Palmares receberá dois dos seis novos cursos da instituição: serviço social (40 vagas), logística (40 vagas). Os outros cursos serão implantados em 2013: licenciatura em ciências sociais, bacharelado em saúde coletiva (ambos ministrados no campus Santo Amaro) e licenciatura em letras – espanhol (em Nazaré da Mata, na Mata Norte). O campus de Nazaré da Mata também vai oferecer o curso de tecnológico em gestão de logística. Outra mudança anunciada é que o curso de direito da UPE ganhou 30 novas vagas, que serão disponibilizadas na unidade de Camaragibe, Grande Recife.

NOVO MODELO DE GESTÃO

A Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou, no dia 31 de maio, na reunião do Conselho Universitário (Consun) da instituição o novo modelo de gestão hospitalar da Universidade. A proposta aprovada, que foi elaborada por professores, servidores e estudantes da instituição, muda o processo de escolha dos gestores executivos hospitais da UPE.

Com a mudança, será formado um Conselho de Administração que terá como atribuições definir políticas do complexo hospitalar e suas unidades, estabelecer diretrizes e monitorar suas ações. O Conselho de Administração definirá os critérios necessários para escolha do Superintendente do Complexo Hospitalar e dos Gestores Executivos das unidades de saúde.

Os critérios de escolha serão definidos pelo Consun, a indicação será feita por um Comitê de Busca, que identificará um nome da comunidade acadêmica, e após a aprovação desse nome pelo Conselho Universitário o reitor da UPE fará a nomeação do indicado para o cargo.

O complexo hospitalar da UPE é composto pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – Cisam, pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz – Huoc e pelo Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Procape.

Fonte: SectecPE