Merkel: levaremos anos para superar crise na Europa
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou, nesta quinta-feira (7), que não existe uma solução rápida para a crise da dívida na zona do euro e que vai levar anos para que a união monetária seja consertada.
Publicado 07/06/2012 11:29

"É normal pensar que poderia haver uma única explosão para limpar o caminho e depois a crise do euro estaria acabada, mas eu não acho que isso vai funcionar", disse Merkel em um encontro com estudantes.
"A crise do euro se desenvolveu ao longo de dez anos e vai levar vários anos para nós podermos reparar o sistema e torná-lo viável para o futuro novamente", acrescentou a chanceler, que estava acompanhada do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg.
Em entrevista a uma TV alemã, Merkel defendeu que a União Europeia aprofunde sua união política e fiscal, mesmo que alguns países-membros se integrem mais lentamente do que outros.
A chanceler disse que a solução para os problemas econômicos do bloco é "mais Europa", incluindo um orçamento unificado. "Precisamos de união política antes de tudo e acima de tudo", declarou.
Crise
A economia da zona do Euro, formada pelos 17 países ligados pela moeda única, registrou crescimento nulo no primeiro trimestre de 2012, o que colocou o bloco muito próximo da recessão. Segundo o escritório de estatísticas Eurostat, esse comportamento foi precedido de uma contração de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) durante os últimos três meses de 2011.
Com Reuters e Agência Estado