Ato na terça lança abaixo-assinado da Comissão da Verdade da USP

Acontece amanha (12), o ato de lançamento do abaixo-assinado pela instalação da Comissão da Verdade da Universidade de São Paulo (USP), no campus Butantã, a partir das 17h30. A campanha foi lançada oficialmente no dia 24 de maio. Os professores Marilena Chaui, Paul Singer e Roberto Schwarz já confirmaram presença.

Marilena Chaui é professora titular da Faculdade de Filosofia. Paul Singer é titular da Faculdade de Economia, e, Roberto Schwarz é crítico literário e professor aposentado de Teoria Literária Brasileira.

O ato está sendo convocado pelo Fórum Aberto pela Democratização da USP para forçar a criação de uma Comissão da Verdade dentro da universidade para apontar e esclarecer as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar, entre o período de 31 de março de 1964 e 15 de março de 1985. Aposentadorias compulsórias de docentes durante a ditadura, nomeações de professores e diretores e investidas contra uspianos que se posicionaram contra o regime militar são alguns dos pontos sugeridos para a Comissão.

Além do passado aterrador da ditadura, a Comissão também pretende debater os resquícios do regime militar na USP, como o regimento interno, datado de 1972, que prevê a expulsão de alunos por envolvimento em manifestações político-partidárias e por ofensa à “moral” e aos “bons costumes”.

Com SpressoSP