Cúpula dos Povos: CTB defende desenvolvimento e sustentabilidade

Apresentar soluções e novos paradigmas dos povos para os problemas mais graves enfrentados hoje no mundo é um dos principais objetivos da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, que acontece entre os dias 15 e 23 de junho, no Rio de Janeiro.

Cúpula dos Povos: CTB defende desenvolvimento e sustentabilidade ambiental
Apresentar soluções e novos paradigmas dos povos para os problemas mais graves enfrentados hoje no mundo é um dos principais objetivos da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, que acontece entre os dias 15 e 23 de junho, no Rio de Janeiro.

Realizada paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a atividade será dividida em três eixos e visa denunciar as causas da crise socioambiental, apresentar soluções práticas e fortalecer movimentos sociais do Brasil e do mundo, serão as discussões prioritárias durante os nove dias do evento.

A CTB, que defende um projeto de desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental, participará representada por seus dirigentes e assessores nacionais e estaduais de mesas, marchas e palestras.

Merecerão destaque durante a atividade a Mobilização Global, do dia 20 (quarta-feira) e o Seminário Desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental com valorização do trabalho, no dia 21 (quinta-feira). Promovido pela CTB, o seminário acontece no Pier Mauá , das 11h às 15h.

Na opinião de Rogério Carvalho Nunes, secretário de Políticas Sociais da CTB Nacional, a Cúpula será a oportunidade de reafirmar as bandeiras que defendidas pelos movimentos sociais e sindical, que incluem a luta em favor da justiça climática, pela soberania alimentar, pelo fim da violência contra a mulher, contra as ocupações e a militarização dos territórios. “É necessário intensificarmos essa luta. Daí a relevância de unificarmos forças em defesa do bem comum”, ressaltou o dirigente cetebista.

Para a secretária de Meio Ambiente da CTB, Maria do Socorro Nascimento, a promoção do evento acontece em um bom momento para o Brasil. “Não apenas porque seremos os anfitriões de uma discussão de extrema relevância, mas também para afirmarmos ao mundo, em nome dos países que estão em busca de seu próprio desenvolvimento, que o padrão imposto pelo neoliberalismo nunca teve serventia e – no que depender da vontade popular – nunca mais será utilizado”, finalizou Socorro Nascimento.

Confira a programação da CTB na Cúpula dos Povos:

18/06 (segunda-feira)
Marcha das Mulheres

19/06 (terça-feira)
Assembleia dos Povos: Causas Estruturais e falsas soluções
Apoio à Marcha Patriótica da Colômbia

20/06 (quarta-feira)
Mobilização Global – passeata

21/06 (quinta-feira)
Seminário “Desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental com valorização do trabalho”

21/06 (quinta-feira)
Assembleia dos povos – Nossas soluções

Fonte: CTB