Piauí desenvolve ações sustentáveis

A Delegação do Governo do Piauí, na Rio + 20 é formada pelo Governador Wilson Martins, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira e outros Secretários.

Secretário de Meio Ambiente - Semar
Economia Verde está sendo um dos temas mais discutidos em todo o Brasil, por autoridades, ambientalistas, estudantes, empresários, dentre vários outros segmentos que manifestam suas preocupações em preservar o Meio Ambiente. Este ano, o Brasil mais uma vez é anunciado pelas Nações Unidas como líder das celebrações globais em volta do tema. Tudo por conta da Rio + 20 que acontecerá de 13 a 22 de Junho no Rio de Janeiro. O evento reunirá representantes de vários países e estados brasileiros que juntos discutirão o futuro do Planeta.

O Piauí marcará presença durante todo o evento, apresentando suas propostas para garantir o desenvolvimento sustentável. Muitas ações já estão em prática e foram apresentadas durante a realização da I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio + 20, realizada em Fortaleza(CE). Foram destacadas ações com programas ambientais e práticas sustentáveis, como o Plano Estadual de Recursos Hídricos, com a gestão participativa, através da Constituição dos Comitês de Bacia, o Plano de Combate à Desertificação e a Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, estará presente na Rio +20, na delegação do Estado do Piauí, indicado pelo Governador Wilson Martins. Dalton participará nos dias 16 a 19 de Junho, dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. Nos dias 20,21e 22, o secretário acompanhará o governador durante evento onde será desenvolvido o Segmento de Alto Nível. Será um momento onde participará somente a expressiva presença dos Chefes de Estado e de Governo, além de altos representantes de 193 países.

O Governo do Estado apresentará as ações que vem promovendo em busca de garantir a preservação do Bioma Cerrados. O Piauí possui a maior área preservada do cerrado brasileiro, garante é o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira. O Estado possui 12 milhões de hectares de Cerrado. Desse total, seis milhões – localizados na região sudoeste do Estado – são destinados à agropecuária. Atualmente, apenas cerca de 11% da área agricultável estão sendo utilizados. Ou seja, a utilização da área agricultável do Cerrado piauiense ainda está na sua etapa inicial.

Três importantes providências foram tomadas para que o Piauí mantenha esse importante bioma preservado. Primeiro, alteração do Código Florestal do Piauí, aumentando a reserva legal de 20% para 30%. Em estados como São Paulo e Paraná, por exemplo,essa área é de apenas 20%. Além disso, o Governo do Estado adotou a política de tolerância zero em relação ao desmatamento ilegal e à produção ilegal de carvão. Assim, garantimos um desenvolvimento sustentável, destaca o secretário.

Outro ponto que pode ser destacado é combate ao desperdício de água nos poços jorrantes do Vale do Gurguéia (ação pedagógica). Além disso, o Piauí vem desenvolvendo diversas ações de combate à desertificação com projetos desenvolvidos para a recuperação de áreas degradadas, implantação de estradas ecológicas, infraestrutura e equipamentos de apoio para ações de revitalização, acompanhamento, avaliação e difusão de resultados. É o caso do projeto Viva do Sucuruiú , realizado em parceria firmada com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco -Codevasf- e a Fundação Agente. Desde 2003 que diversas pesquisas agrossilvipastoris vem sendo executadas no Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas – NUPERADE – demonstrando que não apenas é possível recuperar o solo como aumentar a sua produtividade, pois a aplicação de técnicas agrícolas adequadas revelou que agricultores saíram de 600 quilos de milho, por hectare, em media, para 3.500 quilos na primeira etapa do trabalho, de 2005 a 2007. Na etapa atual de trabalho, 2010 a 2012, eles passaram a produzir 5.500 quilos por hectare.

O Estado, também, fortalece o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a assinatura do protocolo de intenções com a CARE Brasil e a CANTOR CO2 – que garante a elaboração e implementação da política estadual de mudanças climáticas do Piauí. a redução dos efeitos das mudanças climáticas com foco em programas de combate à pobreza e desenvolvimento local. Esta política estabelece para as próximas décadas um conjunto de normas e diretrizes que possibilitem a adaptação do Piauí às mudanças climáticas aliadas à inclusão social.

A Delegação do Governo do Piauí, na Rio + 20 é formada pelo Governador Wilson Martins, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira; o Secretário de Estado do Governo, Wilson Brandão, o Secretário de Planejamento, César Fortes e o Presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Sampaio.