Colômbia é o país mais violento da América Latina

Uma Organização não-governamental no Reino Unido publicou nesta terça-feira (12) um estudo em que demonstrou que Colômbia e México são as duas nações mais violentas na América Latina. O mesmo estudo demonstrou que Islândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá e Japão são as mais pacíficas.

O Instituto para a Economia e a Paz deu a conhecer nesta terça-feira o Índice de Paz Global 2012, no qual Colômbia foi o país do continente mais violento ao obter a colocação 144 de 158 países estudados. Das nações da América Latina, segue México, no lugar 135.

De acordo com o estudo elaborado, Somália (leste da África) é o país mais violento do mundo, enquanto que a nação que mais decresceu no índice, a respeito do ano passado, é Síria, que cai trinta postos devido ao conflito interno desde março de 2011.

Sri Lanka (sudeste da Ásia) melhorou trinta posições, até 103, após o fim de sua guerra civil.

Os primeiros cinco países que têm índice de paz maior são: Islândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá e Japão.

O instituto demonstrou que o Oriente Médio e o Norte da África são atualmente as regiões mais voláteis, segundo eles, devido à "instabilidade e agitação provocadas pelos conflitos internos”.

O Índice de Paz Global é elaborado a partir de 23 indicadores, como o nível de militarização de um país, gasto em defesa, conflito interno, grau de paz social, terrorismo, relação com os vizinhos ou o respeito pelos Direitos Humanos.

Os autores deste Índice explicaram que países como Canadá, que conseguiram uma escalada na lista se deve pela redução no orçamento de armamento em defesa pelos cortes do gasto público aplicados por causa da crise econômica mundial.

O Instituto para a Economia e a Paz, com sede em Londres (Reino Unido), tem como objetivo "mudar o enfoque do mundo para a paz como uma medida alcançável” assegurando que "se o mundo estivesse em paz”, os benefícios para a economia global seriam de US$ 9 bilhões por ano para os povos do mundo.

Fonte: Adital