Estadunidenses ainda culpam Bush pela crise da economia

Sessenta e oito por cento dos estadunidenses ainda consideram que o ex-presidente George W. Bush é o principal responsável pela situação econômica vigente no país desde 2008, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) no país.

De acordo com pesquisa do Instituto Gallup, só 42% dos entrevistados responsabiliza o atual presidente, Barack Obama, pelos problemas financeiros no país.

O instituto entrevistou 1.400 pessoas de 7 a 10 de junho e os resultados têm uma margem de erro de mais ou menos 4 pontos percentuais.

Os dados da pesquisa revalidaram as opiniões de vários analistas, que atribuem a crise à política belicista de Bush e os excessivos gastos militares realizados em seu mandato, principalmente após os ataques contra as Torres Gêmeas de Nova York, em setembro de 2001.

Sob o pretexto de combater o terrorismo a nível mundial, o ex-presidente priorizou o desenvolvimento das forças armadas e converteu o Pentágono no principal fornecedor de ajuda ao exterior em matéria de treinamento e envio de militares.

Essas iniciativas paralisaram o crescimento do país e conduziram a drásticos cortes para diminuir o crescente déficit fiscal.

A economia é a principal preocupação de mais da metade da população e será um fator decisivo na hora de escolher o próximo presidente dos Estados Unidos nas eleições de 6 de novembro, quando Obama buscará a reeleição frente ao candidato republicano Mitt Romney.

Fonte: Prensa Latina