EUA: Maioria recusa desempenho da economia sob Obama

Mais de 55% dos eleitores estadunidenses desaprovam o desempenho do presidente Barack Obama na economia, segundo os dados de uma consulta do jornal Washington Post e a agência ABC.

Cerca de 43% dos entrevistados consideram favorável a agenda econômica do presidente, enquanto 40% estima o mesmo sobre os planos do candidato republicano Mitt Romney, segundo dita pesquisa.

A virtual paridade de ambos candidatos contrasta com a vantagem de 20% que tinha Obama nas vésperas das presidenciais de 2008 no tema econômico, com relação a seu rival John McCain.

Segundo a pesquisa, entre os eleitores independentes o número de eleitores que têm impressões muito negativas sobre os planos econômicos de Obama é três vezes maior que o número dos que possuem uma visão favorável.

Em dito segmento de cidadãos, a cifra de quem recusa a proposta econômica de Romney é o dobro da de seus apoiadores, no mesmo tema.

Estrategistas do Partido Democrata reconhecem que as mensagens de Obama devem pôr mais ênfase nas medidas econômicas que serão tomadas para assegurar um futuro melhor para o país.

Alguns especialistas consideram que os republicanos sabem aproveitar bem esta conjuntura e desenvolvem uma forte ofensiva, na qual insistem em que o presidente é incapaz de resolver este problema se for reeleito.

Fonte: Prensa Latina