Paquistaneses culpam CIA por novos casos de pólio

Em 2011, o Paquistão foi diagnosticado como o país de mais alto nível de infecção pelo vírus da poliomielite em todo o mundo, com 198 casos. 2012 não será melhor, a menos que, segundo funcionários da Organização Mundial da Saúde, tomem-se urgentes medidas para eficaz vacinação em massa.

Por Ashfaq Yusufzai, Asia Times Online (tradução da Vila Vudu)

Mas os esforços dos paquistaneses para conter a poliomielite em áreas de fronteira com o Afeganistão estão gravemente ameaçados, sobretudo depois da condenação de um médico que dirigia um falso programa de vacinação incluído na operação para localizar Osama bin Laden.

Bin Laden foi assassinado num ataque dos EUA à casa onde vivia escondido em Abbottabad, em maio de 2011. O médico foi preso por autoridades paquistanesas três semanas mais tarde, o que levou a novos atritos entre Islamabad e Washington. O médico Shakil Afridi, acusado de traição e condenado a 30 anos de prisão dia 23 de maio, também foi acusado de ter ajudado a CIA-EUA, no trabalho de rastrear Bin Laden. O trabalho do médico era coletar amostras de DNA de algumas pessoas selecionadas na cidade de Abbottabad.

A organização internacional Médicos sem Fronteiras, que presta serviços médicos humanitários em todo o mundo, havia alertado que a operação da CIA – a qual, segundo a organização, estaria usando um programa de vacinação na região como cobertura para os espiões que tentavam rastrear Obama – gerava o risco de tornar ineficaz todo o programa mundial de imunização.

O papel de Afridi naquela operação parece ter aumentado as suspeitas, na população que vive nas Áreas Tribais sob Administração Federal do Paquistão [orig. Federally Administered Tribal Areas (FATA)], de que os postos de vacinação antipoliomielite são agências de um programa dos EUA para esterilizar crianças.

“O problema de recusarem as vacinas não é novo, mas a campanha com vacinas falsas que Afridi comandou foi um duro golpe contra todo o nosso trabalho para atrair as famílias para a vacinação” – disse à rede InterPress Services o Dr. Rekhanullah Khan, assistente do programa antipólio nas áreas FATA.

Fonte: Rede Castor Photo