Direção do PCdoB reafirma a candidatura de Inácio a prefeito

A candidatura do senador Inácio Arruda a prefeito de Fortaleza foi reafirmada nesta sexta-feira (15) pela Comissão Política Nacional do PCdoB, que também confirmou que o partido disputará as prefeituras de mais seis capitais e trinta cidades médias.

A manifestação da direção comunista de deve ao fato de que surgiram boatos de que o PCdoB abriria mão de candidaturas em favor dos chamados “grandes partidos”. Segundo o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, as pressões aumentam porque o PCdoB entrou desde 2006 no terreno da disputa de eleições majoritárias, concorrendo com outros grandes partidos, o que já é uma expressão do avanço da legenda e sua acumulação de forças. “Na medida em que o PCdoB exerce crescente papel nas eleições majoritárias, nos chocamos com os maiores partidos”, ressalta Rabelo.

O presidente Estadual do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas) e o senador Inácio Arruda, pré-candidato em Fortaleza, também participaram da reunião. Segundo Patinhas os comunistas não veem razão para uma candidatura que lidera as pesquisas de opinião e com grande capacidade de mobilizar apoio de amplos segmentos, seja retirada em apoio a qualquer outra. O presidente estadual do PCdoB informa ainda que a convenção municipal do partido ocorrerá no Ginásio de Esportes do Náutico Atlético Cearense, na manhã do dia 30 de junho.

Já o senador Inácio Arruda afirma que o PCdoB manterá sua indicação por maiores que sejam as dificuldades. “Os comunistas terão candidatura própria em Fortaleza e está descartada a hipótese de apoiarmos outra candidatura”, disse Inácio.

As outras candidaturas do PCdoB nas capitais são: Manuela D´Ávila (Porto Alegre), Ângela Albino(Florianópolis), Alice Portugal (Salvador), Isaura Lemos (Goiânia), Evandro Milhomen(Macapá) e Netinho de Paula (São Paulo). Entre as trinta cidades médias que os comunistas disputarão estão as cearenses Maranguape e Crateús, além de Juazeiro(BA) e Olinda(PE), onde os prefeitos buscam a reeleição, e Jundiaí (SP), Contagem (MG), Foz do Iguaçu(PR) e Caxias do Sul(RS).

De Fortaleza,
Inácio Carvalho