Venezuela tem 8 candidatos à eleição presidencial
Oito candidatos, entre eles duas mulheres, concorrerão nas eleições presidenciais da Venezuela, marcadas para 7 de outubro, informou o CNE (Conselho Nacional Eleitoral). O atual presidente do país, Hugo Chávez, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), que fez aliança com outras dez legendas, e seu principal opositor, Henrique Capriles Radonski, da coalizão MUD (Mesa da Unidade Democrática), que representa 22 organizações políticas, são os principais nomes da disputa.
Publicado 15/06/2012 18:43
Chávez lidera com folga todas as pesquisas de intenção de voto, com cerca de 30 pontos percentuais de diferença em relação a Capriles. Em maio, um levantamento realizado pela empresa GIS XXI revelou que o presidente tem 56,5% da preferência dos eleitores, enquanto o opositor registra 21%.
Além deles, foram inscritos no órgão eleitoral os candidatos Orlando Chirinos, pelo PSL (Partido Socialismo e Liberdade); Reina Sequera, pela organização PL (Poder Trabalhista); Yoel Acosta Chirinos, pela VBR (Vanguarda Bicentenária Republicana); Rafael Uzcátegui, pela PPT (Pátria Para Todos); María Bolívar, pelo (PDUPL (Partido Democrático Unidos pela Paz e pela Liberdade); Luis Reyes, pela ORA (Organização Renovadora Autêntica).
De acordo com o CNE, dos 56 partidos políticos formalizados no país, 40 deles inscreveram ou manifestaram apoio a um candidato. O órgão também informou que a campanha eleitoral começará oficialmente no dia 1 de julho e será encerrada em 4 de outubro, três dias antes do pleito, que deverá contar com a participação de 19 milhões de venezuelanos.
Com Ansa