Jovens do movimento mexicano #YoSoy132 são agredidos

Dois integrantes do movimento #YoSoy132, composto por jovens mexicanos opositores do candidato Enrique Peña Nieto, do PRI, à Presidência, ficaram detidos por algumas horas em Tlalnepantla de Baz, cidade ao norte da capital do México.

Gerardo Juárez Sánchez e Hiram Antonio Bautista Martínez foram presos na noite desta sexta-feira (15) por policiais e homens com adesivos do PRI enquanto retiravam peças da propaganda eleitoral de Peña Nieto no bairro de Santa Cecília.

Antonio Atolini, um dos porta-vozes do movimento #YoSoy132, informou que os jovens foram agredidos por Armando Ugalde, irmão de Arturo Ugalde, prefeito de Tlalnepantla de Baz.

Ele detalhou ainda que Armando também atropelou e feriu a estudante Diony Rosas, que tentou fugir quando o grupo de ativistas foi surpreendido pela polícia. A jovem recebeu atenção médica e seus ferimentos não foram considerados graves.

#YoSoy132

O movimento estudantil #YoSoy132 surgiu em 11 de maio na Universidade Ibero-Americana, instituição privada da capital mexicana, quando o candidato à Presidência Enrique Peña Nieto foi vaiado por uma grande quantidade de estudantes, que o acusaram de ser um candidato "fabricado" e imposto pela emissora Televisa.

Fonte: Opera Mundi