Debate e lançamento de obra de Fidel Castro marcam Cúpula

Entre as atividades deste domingo (17) ensolarado na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro acontece o “Debate Marxismo, Meio Ambiente e Amazônia", que promete esquentar ainda mais as temperaturas na capital fluminense. No final da tarde, serão lançados os materiais sobre meio ambiente do PCdoB, do especial da Revista Princípios e do livro O Direito da Humanidade de Existir, do comandante cubano Fidel Castro.

O debate, promovido pela Fundação Maurício Grabois e pelo Instituto Nacional de Pequisa e Defesa do Meio Ambiente (INMA), terá como debatedores os especialistas em meio ambiente José Carlos Ruy, Aldo Arantes e Eron Bezerra. Eles se revezarão sobre o conceito e a visão marxista sobre ambiente e o homem, além de abordarem experiências práticas vividas na Amazônia e em outras regiões do país. A atividade também foi realizada no Fórum Social Temático, que aconteceu em janeiro deste ano.

Na abertura do evento, a vice-presidente do PCdoB, Luciana Santos, deverá fazer um pronunciamento.

Lançamento

O livro “El Derecho de la Humanidad a Existir” reúne artigos e reflexões do comandante cubano sobre os debates mundiais em torno das discussões ambientais. A obra é dividida em seis partes. A primeira traz uma introdução explicativa, a segunda traz os textos sobre mudanças climáticas e fazem uma espécie de retrospectiva das discussões mundiais desde a Rio92 e Cúpula da Terra. A terceira parte revela quais são as ameaças reais ao planeta e a natureza. A pobreza e a sociedade é tratada na quarta parte da publicação. Na quinta, fala da importância da segurança alimentar e a sexta e última parte reúne mensagens a diversos grupos como aos universitários cubanos, aos responsáveis pela guerra nuclear e aos intelectuais.

Serviço:
Debate Debate Marxismo, Meio Ambiente e Amazônia"
Domingo (17), das 14 às 17 horas
Local: Tenda Milton Santos no Aterro do Flamengo
Lançamento do livreto com os textos da Política do PCdoB para o Meio Ambiente e Rio+20 e o Número Especial da Revista Princípios Dedicado ao Evento
Domingo (17), às 17h30
Local: Tenda Milton Santos no Aterro do Flamengo

Deborah Moreira
Do Rio de Janeiro