Cresce apoio de latinos a Barack Obama

O presidente Barack Obama conquistou um incremento no apoio dos eleitores latinos, depois de anunciar que seu governo não vai deportar jovens imigrantes sem documentos que chegaram aos Estados Unidos quando eram crianças, revela uma pesquisa nesta segunda. Cerca de 49% dos hispânicos consultados pela empresa Latino Decisions disseram que esta nova política faz com que se sintam mais entusiasmados com Obama.

A consulta aconteceu entre 16 e 18 de junho, no Arizona, Colorado, Flórida, Nevada e Virgínia, estados decisivos para as eleições de novembro.

Números de uma pesquisa anterior mostravam que mais de 53% dos eleitores latinos estavam menos entusiasmados em relação à campanha de Obama em 2008. A diminuição deveu-se principalmente ao fato de que, na atual administração, as deportações terem atingido o maior nível da história dos EUA.

A nova política aplica-se a imigrantes sem documentos menores de 30 anos, que chegaram aos EUA antes dos 16 anos, tenham estado no país pelo menos por cinco anos e se graduado na escola secundária, obtido um diploma do ensino geral ou servido no forças armadas.

O governo vai começar a conceder licenças de trabalho para aqueles que atendam a esses requisitos. Na campanha eleitoral de 2008, Obama prometeu implementar a reforma da imigração, mas falhou em sua promessa.

A população latina nos Estados Unidos equivale a mais de 50 milhões de pessoas, 16% do total nacional.

Fonte: Prensa Latina