Combate à desertificação de Gilbués está no documento da Rio + 20

O programa de compras sustentáveis e a ampliação da reserva legal nos cerrados são algumas das ações do Governo do Piauí que integram o documento oficial da Cúpula dos Estados e Regiões

Rio+20 - Divulgação
O Plano de Combate à Desertificação na região de Gilbués, o programa de compras sustentáveis e a ampliação da reserva legal nos cerrados são algumas das ações do Governo do Piauí que integram o documento oficial da Cúpula dos Estados e Regiões, evento da Rio +20, conferência da Organizações das Nações Unidas (ONU) que segue até o fia 22, no Rio de Janeiro (RJ). O governador Wilson Martins e o secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, participaram da Cúpula.

"Mostramos que nosso cerrado tem quase seis milhões de hectares agricultáveis, com cerca de 10% dessa área explorada, e que ampliamos de 20 para 30% a reserva legal no cerrado. Apresentamos nosso projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Cerrado, já iniciado, que é um instrumento para estudar o bioma e definir áreas de preservação e para produção", enumerou Dalton Macambira.

Em relação ao semiárido, o Piauí apresentou o Plano Estadual de Combate à Desertificação. "Essa é uma ação com ótimos resultados. O Núcleo de Pesquisas de Recuperação de Áreas Degradadas, em Gilbués, estuda culturas adaptáveis e técnicas agrícolas adequadas à região. Os agricultores familiares ampliaram a produção de 600 quilos, em 2005, para 5 mil quilos de milho na safra 20102012", relatou o secretário.

Durante a Cúpula também foi mostrada a Política estadual de mudança climática e combate à pobreza, que inclui o Programa de Compras Sustentáveis (opção por construções com madeira certificada, uso de biocombustíveis, troca de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio e uso de papel reciclado ou de floresta plantada, com prazo de adaptação de cinco anos) e a Bolsa Verde (concessão de agricultores familiares cadastrados no Bolsa Família para manter a mata nativa de suas áreas, já decretado e que deve ser regulamentado em breve).

Organizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceira com a Organização das Regiões Unidas (ORU-FOGAR), a Rede de Governos Regionais para Desenvolvimento Sustentável (NRG4SD) e o The Climate Group, a cúpula é um evento paralelo às atividades da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Ao final da cúpula, será lançada a Coalizão Global de Estados e Regiões para Uma Nova Economia, em que os seus membros se comprometerão com metas específicas e iniciativas que englobam as dimensões econômicas, sociais e ambientais de desenvolvimento sustentável.

Participam da Cúpula representantes de governos estaduais brasileiros e de países participantes da Rio +20, além da ONU e Governo Federal brasileiro.

Do www.acessepiaui.com.br