Raúl Castro confirma participação na Rio+20

O presidente de Cuba, Raúl Castro, vai liderar a delegação cubana que participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20. Ele chega nesta quarta (20) ao Rio de Janeiro.

Um comunicado oficial publicado pelo jornal cubano Granma informou que a delegação será composta por, entre outros, Miguel Díaz-Canel, vice-presidente do Conselho de Ministros; Bruno Rodríguez Parrilla, ministro das Relações Exteriores; e Elba Rosa Pérez, ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Esta será a primeira visita de Raúl ao Brasil no governo Dilma. A última visita ao país foi em dezembro de 2008, quando participou da cúpula de países latino-americanos e do Caribe na Costa do Sauípe (litoral). 

A imprensa da ilha destaca que a Rio+20 "dá continuidade à Cúpula da Terra de 1992 e a outras reuniões de alto nível que em matéria de desenvolvimento sustentável foram realizadas nos últimos 20 anos". Há duas décadas, o ex-presidente Fidel Castro – irmão de Raúl – assistiu à primeira cúpula sobre desenvolvimento e meio ambiente realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Mais de 100 chefes de Estado ou de governo participarão a partir desta quarta (20) da cúpula presidencial da Rio+20. 

Com agências