Setre faz apresentações na Conferência Rio + 20

A Agenda Bahia do Trabalho Decente, o projeto Pituaçu Solar, e as políticas públicas da Bahia na área de Economia Solidária, foram os temas apresentados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, que acontece no Rio de Janeiro, até a próxima sexta-feira (22/6).

A participação da Setre, que é comandada pelo Nilton Vasconcellos (PCdoB), aconteceu, entre o final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira (18), no Parque dos Atletas (Rio de Janeiro), com as exposições técnicas sobre Agenda Bahia do Trabalho Decente, Pituaçu Solar e Economia Solidária.

O chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, expôs o projeto Pituaçu Solar que colocou o Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu) como o primeiro da America Latina a funcionar com energia solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas, instaladas no próprio equipamento. “O futuro centro oficial de treinamento do Mundial de Futebol 2014, em Salvador, é autossuficiente em energia elétrica solar fotovoltaica, seguindo a Bahia uma tendência mundial: o da utilização do sol como alternativa de energia limpa”, disse.

Enfocando aspectos das inovações tecnológicas e institucionais do projeto, a exposição de Elias Dourado, com representantes da Coelba, Ana Christina Mascarenhas, e da Neoenergia, Danilo Sacramento, marcou um ponto importante da Bahia na geração de energia. “Mostramos que estamos alinhados com o esforço mundial para implantação da economia verde no estado”. A exposição gerou, entre os presentes, expectativas de que outros estados da Federação repliquem o projeto em prédios públicos e nos estádios que estão sendo construídos para sediar a Copa do Mundo de 2014.

Referência

Logo, em seguida, a coordenadora estadual da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, ao lado da assessora técnica da Setre, Jane Burgos, falou desta proposta do Governo do Estado, lançada em 2007, e que vem servindo como referência para outros estados brasileiros. Focando no eixo “Empregos Verdes”, um dos nove da agenda estadual, ela disse que este eixo vai permitir induzir o mercado de trabalho a gerar uma economia mais dinâmica e com desenvolvimento sustentável. “Entre os estados brasileiros, a Bahia é um dos mais avançados na geração de Empregos Verdes, porque tem uma matriz energética forte que alinha biodiesel, energia eólica, hidroelétrica e solar. E tem, ainda, o maior número de agricultores familiares, com excelente oportunidade de gerar muito mais empregos verdes”, completou.

Incubadoras – Encerrando a participação da Setre na Conferência Rio + 20, Lara Matos, coordenadora do programa Vida Melhor/Setre ao lado de Tatiana Reis, coordenadora de Formação e Divulgação da Setre, expuseram as Políticas Públicas do Estado em relação à Economia Solidaria, com foco nas Incubadoras Ambientais e nas ações de Reciclagem. Falaram da importância de se implementar projetos sócios produtivos, que ao utilizar os ativos naturais preservem o meio ambiente, através de práticas sustentáveis, envolvendo comunidades e grupos produtivos organizados.

“O resultado esperado nessas ações é o fortalecimento dos negócios solidários e das cadeias econômicas regionais”, afirma Lara Matos. As comunidades e os grupos produtivos já organizados são formados por ribeirinhos; quilombolas; indígenas; e pequenos produtores rurais e trabalhadores urbanos, que atuam na pesca, extrativismo, sistema agroflorestais, turismo, reciclagem e serviços.

Fonte: Ascom/ Setre