Nils Castro: As esquerdas latino-americanas em tempos de criar

O panamenho Nils Castro lança nesta quinta-feira (21), às 18h30min, na Tenda Milton Santos, da Cúpula dos Povos, seu livro “As Esquerdas Latino-Americanas – Em Tempos de Criar”, uma publicação da Editora Fundação Perseu Abramo.

Nils Castro

Partindo do movimento de insurreição liderado por José Martí, que levou à independência de Cuba, obra é um ensaio histórico sobre a trajetória dos movimentos de resistência política e ideológica à repressão conservadora na América Latina que conta com análises de um autor participante em muitos destes momentos.
Redação

O livro "As Esquerdas Latino-Americanas – Em Tempo de Criar”, do panamenho Nils Castro, é um ensaio histórico sobre a trajetória dos movimentos de resistência política e ideológica à repressão conservadora na América Latina que conta com análises de um autor participante em muitos destes momentos.

Publicação da Editora Fundação Perseu Abramo, o livro traz à tona uma série de reflexões pertinentes ao período que vivemos, sempre apoiadas à referências históricas e experiências que manifestam a necessidade de as esquerdas repensarem seu papel no novo cenário mundial.

A obra de Nils Castro parte da insurreição de rebeldia do mártir da independência de Cuba, José Martí. Em sequência, as páginas perecorrem a base das transformações ocorridas no México – com a revolução de 1910 – e no Peru, terra que abrigou os pensadores José Carlos Mariátegui e Haya de La Torre, que mais tarde assumiria a presidência do país.

“As Esquerdas Latino-Americanas – Em Tempo de Criar” também situa a Revolução Cubana, com grande riqueza de detalhes, as interferências norte-americanas na América Central, a ascensão de governos nacionalistas no Brasil, Argentina e Chile, além das grandes movimentações de massas que foram cruciais para a mudança de governos na Bolívia, Venezuela e Equador.

Todos estes momentos históricos perpassam pelas lutas, vitórias, derrotas e contradições enfrentadas pelas esquerdas latino-americanas. Da percepção das singularidades étnicas, culturais e territoriais de nosso continente à excessiva vinculação dos partidos socialistas e comunistas com relação às perspectivas soviéticas, o autor pontua com maestria suas investidas pela implantação de melhores condições de vida para as classes operárias e marginalizadas da sociedade.

A segunda metade do século XX é provedora de grandes observações do autor ao percorrer características peculiares das esquerdas do novo continente e sua relação inusitada com a igreja católica, que num determinado período criou uma nova prática da teologia cristã, mais preocupada com as necessidades da população que a cercava.

A globalização é um dos fatores que situam análise de Nils Castro. Neste cenário, partidos políticos e governantes tiveram que reinventar conceitos e planos de ação, o que afetou também as esquerdas no campo ideológico. Citando Nelson Mandela: “Não aceitar a globalização é como dizer que não aceita o inverno e, portanto, não vou me vestir para o frio”.

O propósito central que leva Nils Castro a transitar pelos mais diversos períodos de atuação das esquerdas na América Latina é, em primeira instância, situá-las numa nova realidade, na qual a criatividade é peça fundamental para sobrevivência. A segunda década do século XXI marca a necessidade de transposição de bases teóricas para sua adaptação à democracia, globalização, sistemas jurídicos – que tem efeitos particulares em cada um dos países do continente – e, especialmente em países que reúnem condições adversas como a marginalização total de grupos, deve-se haver estratégias condizentes a tais situações.

“Porque no passado os clichês foram insuficientes e, atualmente, não ajudam a mudar materialmente o curso da situação – embora sirvam para desafogar a frustração de velhas esperanças falidas.”

Sobre o autor
Nascido no Panamá em 1937, Nils Castro soma experiências diversas no campo político, tendo atuado diretamente em importantes movimentações em prol da população latino-americana.

O autor é Doutor em Letras e é licenciado em História da Arte. Tem histórico docente no Panamá, Cuba e México onde lecionou em universidades locais. Foi Diretor na Escuela de Letras e de Extensión Cultural na Universidad de Oriente, em Santiago de Cuba. Diretor de Planificación Académica e da Escuela de Relaciones Internacionales na Universidad do Panamá. Foi um dos negociadores do Grupo de Contadora (coletivo que contava com México, Panamá, Colômbia e Venezuela como resposta a retomada política intervencionista norte-americana na América Central).

Participou de iniciativas de solidariedade e concertação política para o reestabelecimento da democracia na América Latina e para a resolução de conflitos armados. Analista de processos políticos da região, é colaborador de diversas publicações do Panamá, México, Argentina e Brasil.

Entre seus livros recentes estão: Estructuras, sistemas y desarrollos, segunda edição, Ed. Universidad Estatal a Distancia, San José de Costa Rica, 2003; Las izquierdas latinoamericanas: observaciones a una trayectoria, Ed. Fundación Friedrich Ebert, Panamá, 2004; La brecha por llenar, primeiro prêmio do concurso internacional Pensar a Contracorriente, pela Editorial de Ciencias Sociales, La Habana, 2010; La brecha por llenar y otros ensayos, Naranja, Panamá, 2012.

Serviço
Lançamento do livro com Nils Castro durante a Cúpula dos Povos
Tenda Milton Santos – Rio+20
21 de junho – 18h30
Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (11) 9189 9008 (com Reinaldo Reis)