#YoSoy132 realiza debate com candidatos à presidência do país

Um dia histórico. Foi assim que integrantes do #YoSoy132 avaliaram esta terça-feira (19) após o debate realizado com os candidatos à presidência do México. Após dois debates promovidos por canais de televisão do país, os jovens do movimento #YoSoy132 promoveram um debate transmitido através das redes sociais. No domingo (24), os estudantes farão uma grande marcha nacional pré eleições.

#YoSoy132

A atividade, realizada nas dependências da Comissão dos Direitos Humanos do Distrito Federal, contou com a participação de três dos quatros candidatos convidados: Andrés López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), Josefina Vázquez, do Partido da Ação Nacional (PAN), e Gabriel Quadri, candidato por Nova Aliança.

Leia também:
#YoSoy132: Quem são estes jovens mexicanos em luta
Jovens do movimento mexicano #YoSoy132 são agredidos
 

Apenas Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), não compareceu ao encontro alegando que o debate não seguiria o princípio da equidade, já que #YoSoy132 se opõe a sua candidatura. O movimento, por sua vez, destacou em nota divulgada antes do debate que, mesmo sendo contrário ao candidato de PRI, o debate seguiria a imparcialidade.

Faltando apenas 11 dias para a eleição presidencial no país, marcada para o dia 1° de julho, jovens de várias partes do México acompanharam o debate pelas redes sociais e por algumas estações de rádio. Durante duas horas, os candidatos apresentaram suas propostas e responderam a perguntas. Segundo informações da Telesur, os temas que ganharam mais destaque na discussão foram: monopólios dos meios de comunicação, segurança e empresa petroleira.

Em alguns momentos, as pessoas que acompanhavam o debate reclamaram das falhas de transmissão e criticaram a ausência de Peña Nieto. Quem não pôde acompanhar a discussão ao vivo ainda tem chance assistir ao debate através do YouTube. No final da tarde desta quarta-feira (20), o vídeo já possuía mais de 218 mil acessos.

Momento histórico

Após o debate, os integrantes do #YoSoy132 participaram de uma coletiva de imprensa em que avaliaram positivamente a realização da atividade. De acordo com informações de Notimex, o movimento destacou a imparcialidade e a equidade no debate e revelou que o programa foi visto por mais de 112 mil pessoas.

Os representantes de #YoSoy132 ainda reconheceram as falhas durante a transmissão e afirmaram que alguns candidatos/as levaram perguntas dos jovens para serem respondidas e enviarão as perguntas feitas para Peña Nieto, candidato que não compareceu ao debate.

"Hoje demonstramos que somos estudantes críticos que estamos trabalhando pela cidadania deste país e que nada nos dá mais orgulho que este debate que foi feito para os cidadãos e trabalhado para eles”, destacou na coletiva Andrés Torres, um dos integrantes do movimento.

Histórico

O #YoSoy132 nasceu depois do repudio à visita do candidato do PRI à Universidade Ibero-americana no último dia 11 de maio, onde foi interpelado e expulso pelos jovens com gritos de "Fora!"

O início do movimento deu um novo tom à atual campanha eleitoral no país e poderia influir nos resultados das eleições, de acordo com alguns analistas.

Cerca de 80 milhões de cidadãos estão convocados às urnas um julho. Desses, 25 milhões têm até 29 anos de idade e 14 milhões exercerão este direito cívico pela primeira vez.

Fonte: Adital