Israel mata dois e fere mais de 20 palestinos em Gaza

Dois palestinos morreram e mais de 20 ficaram feridos nas últimas 24 horas em uma série de ataques aéreos de Israel contra a Faixa de Gaza, apesar da trégua anunciada na quarta-feira entre o Hamas e o Estado hebreu.

Abu Hammam Qadus, 20 anos, morreu na noite de sexta-feira (22) ao ser atingido quando circulava de motocicleta pela Faixa de Gaza, segundo fontes médicas. Outros dois palestinos ficaram levemente feridos no mesmo ataque.

"Uma unidade da aviação israelense atacou uma célula terrorista no norte de Gaza, após o disparo de um foguete que caiu na região de Ashkelon", no sul de Israel, confirmou um oficial do Exército hebreu. Durante a tarde, outro palestino, Bassel Ahmad, 29 anos, morreu em um ataque aéreo, que feriu ainda outros dois palestinos.

Um porta-voz militar israelense confirmou o ataque, lançado contra "um grupo terrorista que preparava o lançamento de foguetes a partir do centro da Faixa de Gaza".

Na madrugada deste sábado (23), aviões israelenses fizeram três incursões contra posições do Hamas, o movimento islamita no poder em Gaza, ferindo ao menos 20 palestinos, segundo fontes médicas.

Os ataques visaram um campo de treinamento das Brigadas Ezzedin al Qassam (braço armado do Hamas) no norte da Faixa de Gaza, um antigo prédio da segurança do Hamas no centro da cidade de Gaza, e outra instalação das "Brigadas", em Deir el Balah.

Mais cedo, foi foguetes foram disparados de Gaza contra Israel, sem causar vítimas ou danos importantes.

Na quarta-feira, as Brigadas Ezzedin al Qassam anunciaram a adoção de um cessar-fogo com Israel, sob a condição de reciprocidade.

Fonte: Terra